Projeto estético e projeto ideológico na poética de Mário de Andrade
Аннотация
É impossível dissociar os dois projetos modernistas para pensá-los como caminhos totalmente estanques, principalmente no que se refere a Mário de Andrade, escritor que mais se preocupou em fazer coexistirem estética e ideologia, de forma equilibrada e coerente. Sua obra tem como base a crítica tanto social quanto formal.Библиографические ссылки
ANDRADE, Mário de. A escrava que não é Isaura . São Paulo: Lealdade, 1925.
_________________ . Cartas de Mário de Andrade a Manuel Bandeira . Rio de Janeiro: Organização Simões, 1958.
_________________ . Poesias completas . São Paulo: Círculo do Livro, 1976.
_________________ . A poesia de 1930. In: Aspectos da literatura brasileira . São Paulo: Martins Fontes, 1978.
_________________ . O movimento modernista. In: Aspectos da literatura brasileira . São Paulo: Martins Fontes, 1978.
BARBOSA, Francisco de Assis. Mário de Andrade: “Os intelectuais puros venderam-se aos donos da vida”. In: Testamento de Mário de Andrade e outras reportagens. Coleção Os Cadernos de Cultura, n° 67. Ministério da Educação e Cultura. Departamento de Imprensa Nacional, 1954.
DASSIN, Joan Rosalie. Política e poesia em Mário de Andrade . São Paulo: Duas cidades, 1978.
LAFETÁ, João Luiz. 1930: a crítica e o Modernismo . São Paulo: Duas Cidades, 1974.
Загрузки
Выпуск
Раздел
Лицензия
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).