Entrelaces: Artes Visuais, cinema e a poética de Hélio Oiticica.
Аннотация
O presente estudo busca pensar, através de breve encadeamento histórico, imbricações em artes visuais e cinema. Tal percurso almeja conduzir ao cinema de artista nas Cosmococas de Hélio Oiticica.
Библиографические ссылки
ALVES, Cauã. Hélio Oiticica: cinema e Filosofia. Revista FACOM nº 21, 1º semestre de 2009.
ARCHER, Michael. Arte Contemporânea: Uma História Concisa. Tradução: Alexandre Krug, Valter Lellis Siqueira. São Paulo: Martins Fontes, 2001.
BATCHELOR, David. Minimalismo. São Paulo: Cosac Naify,2001.
BATTCOCK, Gregory. A Geração Warhol. In: A Nova Arte (org. por Gregory Battock) São Paulo: Perspectiva, 1975, p. 45-52.
BENJAMIN, Walter. A obra de arte na era de sua reprodutibilidade técnica. In:Obras escolhidas, 1: Magia e técnica, arte e política. São Paulo: Brasiliense, 1994.
DE DUVE, Thierry. Kant depois de Duchamp. In: Arte &Ensaio nº 5, Rio de Janeiro: EBA/UFRJ, 1998.
DUBOIS, Philippe. O ato fotogáfico. Campinas, SP: Papirus, 1993.
____________. Cinema, Vídeo, Godard. São Paulo: Cosac & Naif,
OITICICA, Hélio. H., Catálogo da exposição Hélio Oiticica. Galerie
Nationale du Jeu de Paume, Paris; Witte de With, Center for
contemporary art, Rotterdam; Fundació Antoni Tàpies, Barcelona;
Fundação Calouste Gulbenkian, Lisboa; Walk Art Center, Minneapolis;
Centro de Arte Hélio Oiticica, Rio de Janeiro, 1992-1997.
COSTA, Cacilda Teixeira da. Performance. In: Arte no Brasil 1950-2000:Movimentos e Meios. São Paulo: Alameda, 2004.
COSTA, Cláudio. O cinema expandido de Andy Warhol: repetição e circulação. IN: Revista Poiésis nº 12: Cinema de artista, 2008. Disponível em: www.poiesis.uff.br/PDF/poiesis12/Poiesis_12_andywarhol.pdf
KRACAUER, Siegfried. O ornamento da massa: ensaios. São Paulo: Cosac Naify 2009.
LEBEL, Jean-Jacques. Happening. Trad. Beatriz Danton Coelho e Antônio Teles. Rio de janeiro: Expressão e Cultura, 1996.
MACIEL, Kátia. O cinema tem que virar instrumento -- as experiências quasecinemas de Hélio oiticica e Neville de Almeida, 2010. Disponível emhttp://www.katiamaciel.eco.ufrj.br/textos_cinemaInstrumento.htm
QUEIROZ, Beatriz Morgado de. Experimentando o audiovisual em
performance. (Resumo expandido do trabalho apresentado em seminário na SOCINE -- Sociedade Brasileira de estudos de Cinema e Audiovisual). 2011.Disponível em: http://www.socine.org.br/adm/ver_sem2.asp?cod=736
SOLOMON, Alan. A nova Arte. In: A Nova Arte (org. por Gregory Battock) São Paulo: Perspectiva, 1975, p. 225-40.
Загрузки
Опубликован
Выпуск
Раздел
Лицензия
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).