Jovens, consumo Cultural e distinção Social
Resumen
O objetivo deste artigo é analisar a relação entre o consumo cultural e a constituição de identidades em jovens assistidos por políticas públicas culturais nas cidades do Recife, Olinda e Jaboatão dos Guararapes, parte da Região Metropolitana do Recife (PE). O estudo desenvolveu-se com base no pensamento de Bourdieu (2008) e nos estudos culturais, especialmente, Canclini (2003) e Hall (2006). O corpus analisado é formado por jovens, com idade entre 15 e 29 anos, integrantes de projetos contemplados pelos editais dos Pontos de Cultura. O método empregado no levantamento dos dados foi o snowball, também conhecido como “bola de neve”. Enfatizam-se as práticas de distinção social atrelada às atividades de consumo cultural, buscando identificar a hierarquia dos bens escolhidos para consumo, no campo das políticas públicas culturais.Descargas
Publicado
2015-07-15
Número
Sección
Artigos
Licencia
Conforme indicado no item 1.4 das Diretrizes para Autores,
Ao enviar o trabalho para ser avaliado pelo Conselho Editorial e/ou pelo corpo de pareceristas, o autor automaticamente concorda com a publicação de seu texto, sem qualquer ônus para os editores, uma vez que a Revista Habitus é gratuita e não remunera de forma alguma seus colaboradores. Caso o autor tenha interesse em republicar seu artigo futuramente em coletâneas impressas ou eletrônicas, deverá indicar a Revista Habitus - e o referido hipervínculo - como edição original (Exemplo: "Artigo originalmente publicado na Revista Habitus, Volume XX, Nº X, Ano XX, etc”).