Jovens, consumo Cultural e distinção Social

Auteurs

  • Rodrigo Vieira de Assis

Résumé

O objetivo deste artigo é analisar a relação entre o consumo cultural e a constituição de identidades em jovens assistidos por políticas públicas culturais nas cidades do Recife, Olinda e Jaboatão dos Guararapes, parte da Região Metropolitana do Recife (PE). O estudo desenvolveu-se com base no pensamento de Bourdieu (2008) e nos estudos culturais, especialmente, Canclini (2003) e Hall (2006). O corpus analisado é formado por jovens, com idade entre 15 e 29 anos, integrantes de projetos contemplados pelos editais dos Pontos de Cultura. O método empregado no levantamento dos dados foi o snowball, também conhecido como “bola de neve”. Enfatizam-se as práticas de distinção social atrelada às atividades de consumo cultural, buscando identificar a hierarquia dos bens escolhidos para consumo, no campo das políticas públicas culturais.

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Publiée

2015-07-15

Numéro

Rubrique

Artigos