O ensino de sociologia na imprensa brasileira: o caso do jornal O Estado de São Paulo

Autori

  • Jessica Costa de Araujo

Abstract

Os estudos sobre a história do ensino de sociologia na educação básica brasileira vêm sendo desenvolvidos a partir de variados enfoques, com destaque para as reformas educacionais e seus impactos sobre o status da sociologia no currículo escolar.Contudo,é notória a carência de pesquisas de cunho histórico-social que relacionem este percurso com a imprensa. Entendendo ser este um veículo portador de grande potencial para a compreensão de fatos históricos de relevância, o objetivo deste artigo é acompanhar a trajetória da sociologia no ensino secundário por meio de notícias sobre este tema veiculadas na imprensa escrita. Para atingir este objetivo foram analisadas as notícias do jornal O Estado de São Paulo, no período dos anos 1920 aos anos 2000.  O levantamento e a análise do material possibilitou identificar que este longo período guarda muitas semelhanças no tocante aos argumentos sobre a relevância de se manter a disciplina no currículo escolar. As décadas de 1950 e de 2000 apresentaram maior frequência sobre a temática do ensino de sociologia do que outras.

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Pubblicato

2016-11-22

Fascicolo

Sezione

Artigos