O ensino de sociologia na imprensa brasileira: o caso do jornal O Estado de São Paulo
Resumo
Os estudos sobre a história do ensino de sociologia na educação básica brasileira vêm sendo desenvolvidos a partir de variados enfoques, com destaque para as reformas educacionais e seus impactos sobre o status da sociologia no currículo escolar.Contudo,é notória a carência de pesquisas de cunho histórico-social que relacionem este percurso com a imprensa. Entendendo ser este um veículo portador de grande potencial para a compreensão de fatos históricos de relevância, o objetivo deste artigo é acompanhar a trajetória da sociologia no ensino secundário por meio de notícias sobre este tema veiculadas na imprensa escrita. Para atingir este objetivo foram analisadas as notícias do jornal O Estado de São Paulo, no período dos anos 1920 aos anos 2000. O levantamento e a análise do material possibilitou identificar que este longo período guarda muitas semelhanças no tocante aos argumentos sobre a relevância de se manter a disciplina no currículo escolar. As décadas de 1950 e de 2000 apresentaram maior frequência sobre a temática do ensino de sociologia do que outras.Downloads
Publicado
2016-11-22
Edição
Seção
Artigos
Licença
Conforme indicado no item 1.4 das Diretrizes para Autores,
Ao enviar o trabalho para ser avaliado pelo Conselho Editorial e/ou pelo corpo de pareceristas, o autor automaticamente concorda com a publicação de seu texto, sem qualquer ônus para os editores, uma vez que a Revista Habitus é gratuita e não remunera de forma alguma seus colaboradores. Caso o autor tenha interesse em republicar seu artigo futuramente em coletâneas impressas ou eletrônicas, deverá indicar a Revista Habitus - e o referido hipervínculo - como edição original (Exemplo: "Artigo originalmente publicado na Revista Habitus, Volume XX, Nº X, Ano XX, etc”).