PRORROGAÇÃO CHAMADA PARA DOSSIÊ DO VOLUME 33, Nº 2 (2023)

08/04/2023

Revista InterFACES

Chamada para dossiê do volume 33, nº2 (2023).


Submissões até 20 de de outubro de 2023

 

 

Emaranhados, tramas e escutas: práticas artísticas para resistir e agir em meio ao Antropoceno

 

 

Antropoceno (Crutzen, Stoermer), Cthuluceno (Haraway), Capitoloceno (Moore), Piroceno (Steven Pyne), Plantationoceno (Tsing), Plantoproceno (Meyers), - Muitos são os nomes que se referem às crises que estamos vivendo na contemporaneidade. Uma crise que é social, política, econômica, humanitária e, sobretudo, climática. O consenso que temos é que está em curso uma situação que evidencia a emergência ecológica do planeta relacionada aos eventos extremos do clima e da forma de resposta da natureza à ação da destruição. Esta é sobretudo uma questão política pois envolve formas de produzir, viver e morrer.  Malcom Ferdinand (2022) propõe duas imagens, que fornecem modos distintos de existir diante da crise ecológica: uma é a imagem da Arca de Noé e a outra a imagem dos Navios Negreiros. São dois finais diante do mar: no entanto, um modo de existir e sentir que parte da ideia de salvação - salvam-se alguns poucos e escolhidos. E outro, da ideia de que teremos que reconstruir mundos, para que possamos seguir vivendo - sentir-nos como "quilombos" (Nego Bispo, 2020), "assembléias polifônica" (Tsing, 2019), “misturas" (Coccia, 2018), para assim, " nos entrelaçarmos e construirmos condições para viver nas ruínas dos imperialismos industriais e das platantions de ecologias simplificadoras" (Tsing, 2019).

Nesse sentido, segundo uma perspectiva que conjugue múltiplos pontos de vista, nos perguntamos como diante da crise, sobretudo da crise Climática se posicionam as artes? Como seguir criando, imaginando, sonhando, sentindo e agindo diante da catástrofe em curso? Quais operações sociais e políticas da arte em tempos de crise?  Quais articulações e diálogos podemos propor como artistas, pesquisadores da arte e dos estudos culturais que contribuam na criação de outros imaginários e modos de vida, necessários e urgentes diante da ameaça de uma 6 extinção em massa? Quais as contribuições da arte frente aos desafios contemporâneos?

 

Convidamos pesquisadoras (es) das mais diversas áreas a submeterem artigos que tratem do tema aqui apresentado e suas implicações na vida contemporânea. 

 

Abaixo sugerimos alguns tópicos de interesse para a atual chamada:

 

  1. O antropoceno (e seus múltiplos nomes), as crises contemporâneas e suas relações com a arte.
  2. O clima, a natureza, a paisagem e suas relações com as diferentes linguagens artísticas.
  3. Contribuições da arte para a construção do imaginário sobre a emergência climática.
  4. Práticas artísticas como diálogo para a mudanças sociais, ambientais e políticas.
  5. Experiência de coexistências humanas e "mais que humanas" - práticas artísticas de ampliação do sensível.
  6. Ecologias pluriversas, cosmologias tradicionais e ciências - outros diálogos possíveis da arte em tempos de crise.
  7. Corpo, território e comum: práticas artísticas de reflorestamento

 

 

Receberemos, também, artigos fora da temática em caráter de fluxo contínuo.

As diretrizes da revista e outras informações estão disponíveis em:
https://revistas.ufrj.br/index.php/interfaces/about/submissions#authorGuidelines

Editoras convidadas:

Profa. Dra. Walmeri Ribeiro- Departamento de Artes e Estudos Culturais- UFF

Profa. Dra. Marina Souza Lobo Guzzo - Instituto Saúde e Sociedade - UNIFESP - Campus Baixada Santista

 

Editores Responsável:
Carlos Augusto Moreira da Nóbrega – Escola de Belas Artes - Universidade Federal do Rio de Janeiro/ UFRJ

 

Editores Associados:
Leonardo Fuks – Escola de Música - Universidade Federal do Rio de Janeiro/ UFRJ
Maria Clara Amado  – Faculdade de Arquitetura e Urbanismo - Universidade Federal do Rio de Janeiro/ UFRJ
Maria Lizete dos Santos -Faculdade de Letras - Universidade Federal do Rio de Janeiro/ UFRJ

 

Centro de Letras e Artes 

Universidade Federal do Rio de Janeiro

www.cla.ufrj.br

posgrad@cla.ufrj.br

 

EN

InterFACES Journal

Call for papers for volume 33, number 2 (2023).

 

Submissions until October 20, 2023

 

Entanglements, wefts and listening: artistic practices to resist and act amidst the Anthropocene

 

Anthropocene (Crutzen, Stoermer), Cthulucene (Haraway), Capitolocene (Moore), Pyrocene (Steven Pyne), Plantationocene (Tsing), Plantoprocene (Meyers), - Many are the names that refer to the crises we are living in contemporaneity.  Crisis that is social, political, economic, humanitarian, and, above all, climatic. The consensus we have is that a situation is underway that highlights the planet's ecological emergency related to extreme climate events and nature's response to the action of destruction. This is above all a political issue because it involves ways of producing, living, and dying.  Malcom Ferdinand (2022) proposes two images, which provide different ways of existing in the face of the ecological crisis: one is the image of Noah's Ark and the other is the image of the Black Ships. There are two endings in front of the sea: one way of existing and feeling that is based on the idea of salvation - a chosen few are saved. And another, from the idea that we will have to rebuild worlds, so that we can continue living-feeling like "quilombos" (Nego Bispo, 2020), "polyphonic assemblies" (Tsing, 2019), "mixtures" (Coccia, 2018), so that, "we can intertwine and build conditions to live in the ruins of industrial imperialisms and platantions of simplifying ecologies”(Tsing, 2019).

In this sense, according to a perspective that conjugates multiple points of view, we ask ourselves how in the face of the crisis, especially the Climate crisis, do the arts position themselves? How to continue creating, imagining, dreaming, feeling and acting in the face of the ongoing catastrophe? What are the social and political operations of art in times of crisis?  What articulations and dialogues can we, as artists, researchers of art and cultural studies, propose that contribute to the creation of other imaginaries and ways of life, necessary and urgent in the face of the threat of a mass extinction? What are the contributions of art in the face of contemporary challenges?

 

We invite researchers from the most diverse areas to submit articles that address the theme presented here and its implications on contemporary life. 

 

Below we suggest some topics of interest for the current call:

 

  1. The Anthropocene (and its multiple names), contemporary crises and their relations with art.

 

  1. Climate, nature, landscape and their relations with the different artistic languages.

 

  1. Contributions of art to the construction of the imaginary about the climate emergency.

 

  1. Artistic practices as dialogue for social, environmental and political change.

 

  1. Experience of human and "more than human" coexistences - artistic practices of amplification of the sensible.

 

  1. Pluriversal ecologies, traditional cosmologies and sciences - other possible dialogues of art in times of crisis.

 

  1. Body, territory and common: artistic practices of reforestation

 

We will also receive articles outside the theme on a continuous flow basis.

 

The journal guidelines and other information are available at:

https://revistas.ufrj.br/index.php/interfaces/about/submissions#authorGuidelines

 

Guest Editors:

Profa. Dr. Walmeri Ribeiro- Department of Arts and Cultural Studies- UFF

Profa. Dr. Marina Souza Lobo Guzzo - Instituto Saúde e Sociedade - UNIFESP - Campus Baixada Santista

 

Managing Editor:
Carlos Augusto Moreira da Nóbrega – Escola de Belas Artes - Universidade Federal do Rio de Janeiro/ UFRJ

 

Associate Editors:
Leonardo Fuks – Escola de Música - Universidade Federal do Rio de Janeiro/ UFRJ
Maria Clara Amado  – Faculdade de Arquitetura e Urbanismo - Universidade Federal do Rio de Janeiro/ UFRJ
Maria Lizete dos Santos -Faculdade de Letras - Universidade Federal do Rio de Janeiro/ UFRJ

 

 

 

Center for Arts and Letters

Federal University of Rio de Janeiro

www.cla.ufrj.br

posgrad@cla.ufrj.br