Aquém e além-mar: agentes, textos e estratégias na publicação de romances-folhetim do jornal do commercio (1827-1863)

Autores

  • Lúcia Granja Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP
  • Odair Dutra Santana Júnior Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP

Palavras-chave:

Circulação de pessoas e ideias, Romance-folhetim, Jornal do Commercio, Jornalismo, Edição.

Resumo

Este artigo apresenta e analisa, em um processo resultante da travessia atlântica, pessoas e impressos. Destacam-se as atividades de edição/impressão da tipografia de um dos mais importantes periódicos que circularam no Brasil do século XIX, o Jornal do Commercio. À frente dele, estiveram Pierre Plancher e Junius Villeneuve, empresários-jornalistas franceses que se instalaram no Rio de Janeiro a partir do início daquele século. Desde o outro lado do oceano, vieram também, com esses editores e sua técnica, os romances-folhetins, publicados no jornal e reimpressos como livro. Por meio de todo esse material, discutimos a contribuição da tipografia do Jornal do Commercio para a circulação de romances e ideias d’além-mar no Brasil do século XIX.

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Publicado

14.02.2020