Aquém e além-mar: agentes, textos e estratégias na publicação de romances-folhetim do jornal do commercio (1827-1863)

Auteurs-es

  • Lúcia Granja Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP
  • Odair Dutra Santana Júnior Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP

Mots-clés :

Circulação de pessoas e ideias, Romance-folhetim, Jornal do Commercio, Jornalismo, Edição.

Résumé

Este artigo apresenta e analisa, em um processo resultante da travessia atlântica, pessoas e impressos. Destacam-se as atividades de edição/impressão da tipografia de um dos mais importantes periódicos que circularam no Brasil do século XIX, o Jornal do Commercio. À frente dele, estiveram Pierre Plancher e Junius Villeneuve, empresários-jornalistas franceses que se instalaram no Rio de Janeiro a partir do início daquele século. Desde o outro lado do oceano, vieram também, com esses editores e sua técnica, os romances-folhetins, publicados no jornal e reimpressos como livro. Por meio de todo esse material, discutimos a contribuição da tipografia do Jornal do Commercio para a circulação de romances e ideias d’além-mar no Brasil do século XIX.

Références

ABREU, Márcia. Problemas de história literária e interpretação de romances. Todas as Letras X, São Paulo, v. 16, n. 2, p. 39-52, nov. 2014.

COSTA, Angela da. Uma trajetória do esquecimento: o poema “A Nebulosa”, de Joaquim Manuel de Macedo. Revista Guavira-Letras: Poemas Narrativos, Três Lagoas, v. 1, n. 9, p. 52-66, jul.-dez 2009.

FERREIRA, Orlando da Costa. Imagem e letra. Introdução à bibliografia brasileira. A imagem gravada. São Paulo: EDUSP, 1994.

GRANJA, Lucia. Un comte traverse la mer: un roman d’Alexandre Dumas en bas de page et aux annonces du Jornal do Commercio. In: COOPER-

RICHET, D.; MOLLIER, J-Y. Le Commerce Transatlatique de Librairie. Campinas: Universidade Estadual de Campinas/ Instituto de Estudos da Linguagem, 2012. 258 p. Acessível em: . HALLEWELL, Laurence. O livro no Brasil. Trad. Maria da Penha Villalobos e Lolio Lourenço de Oliveira. 2. ed. rev. e ampliada. São Paulo: T. A. Queiroz; EDUSP, 2005.

HEINEBERG, Ilana. La suite au prochain numéro: formation du roman-feuilleton brésilien à partir des quotidiens Jornal do Commercio, Diário do Rio de Janeiro et Correio mercantil (1839-1870). v. 2. 2004. Tese (Doutorado) − Université de la Sorbonne Nouvelle, 2004.

KALIFA, Dominique; THÉRENTY, Marie-Ève. Ordonner l’information. In: KALIFA, RÉGNIER, THÉRENTY E VAILLANT (Orgs.). La Civilisation du journal. Histoire culturelle et littéraire de la presse française au XIXe siècle. Paris: Nouveau Monde, 2011, p. 879-892.

MEYER, Marlyse. Folhetim: Uma história. São Paulo: Companhia das Letras, 1996.

MOLINA, Matías. História dos jornais no Brasil: Da era colonial à Regência (1500-1840). São Paulo: Companhia das Letras, 2015.

NEVES, Lúcia Maria Bastos Pereira das. João Roberto Bourgeois e Paulo Martin: livreiros franceses no Rio de Janeiro, no início dos oitocentos. ENCONTRO REGIONAL DE HISTÓRIA − ANPUH-RJ, HISTÓRIA E BIOGRAFIAS, X, 2002, Rio de Janeiro. Anais Eletrônicos do X Encontro Regional de História − História e biografias. Rio de Janeiro: Eduerj, 2002.

SANDRONI, Cícero. 180 anos do Jornal do Commercio 1827-2007 − de D. Pedro I a Luiz Inácio Lula da Silva. Rio de Janeiro: Quorum Editora Ltda., 2007.

SANTANA JR., Odair Dutra. Bastidores da literatura nas horas ociosas da tipografia do Jornal do Commercio (1827-1865). 2017. Dissertação (Mestrado em Letras) – UNESP/Ibilce, São José do Rio Preto. SILVA, Hebe Cristina da. Prelúdio do romance brasileiro: Teixeira e Sousa e as primeiras narrativas ficcionais. 2009. 2v. Tese (Doutorado em Teoria e História Literária) – UNICAMP, Campinas.

THÉRENTY, Marie-Ève. La littérature au quotidien – Poétiques journalistiques au XIXe siécle. Paris: Seuil, 2007.

WITKOWSKI, Claude. Le supplément littéraire detachable. Revue de la Bibliothèque Nationale, ano 3, n. 9, p. 3-10, 1983.

Téléchargements

Publié-e

2020-02-14