Linguagem e discurso: propostas para o ensino de gramática e de texto

Maria Aparecida Lino Pauliukonis

Resumo


Este artigo apresenta algumas reflexões sobre a situação do ensino de língua portuguesa no Brasil e propõe que algumas metodologias de ensino de gramática, de cunho meramente descritivo e/ou normativo, são responsáveis pelo fracasso dos alunos e pela sua má formação. Dentre os principais problemas do ensino, presentes na Escola tradicional, está a ausência de considerações sobre o fenômeno da variação e da mudança linguística. Além disso, há uma excessiva ênfase na descrição dos termos com um fim em si mesma, em detrimento de um novo estudo do texto como unidade básica de sentido. As propostas de mudança no ensino levam em consideração a complexidade da linguagem, sua natureza dinâmica nas variadas situações e a necessidade de adoção de novas ferramentas no ensino de texto. A compreensão do texto como um todo organizado de sentido permitirá uma melhor compreensão dos mecanismos constitutivos da linguagem humana, possibilitando, enfim, a passagem da Gramática da Frase para a Gramática do Texto

Palavras-chave


Ensino; Língua Portuguesa

Texto completo:

PDF

Referências


BECHARA. Evanildo. Ensino de gramática: opressão ou liberdade? São Paulo: Ática, 1989.

BORBA, Francisco da Silva S. et alii. Dicionário gramatical de verbos do português contemporâneo. São Paulo: UNESP, 1990.

CUNHA, Celso; CINTRA, Luis Felipe Lindley. Nova gramática do português contemporâneo. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1985.

FIORIN, José Luiz. A. Linguística e ensino de língua materna. Conferência, ABRALIN, 2001.

FIORIN, José Luiz; PLATÃO, Francisco Luiz. Lições do texto. São Paulo: Contexto, 2008.

KOCH, Ingedore Villaça. As tramas do texto. São Paulo: Contexto, 2011.

NEVES. Maria Helena de Moura. Gramática de usos do português. São Paulo: UNESP, 2008.

_____. A gramática na escola. São Paulo: Contexto, 1998. MARCUSCHI, Luiz Antônio. Gêneros textuais. In: DIONISIO, Angela Paiva; MACHADO, Anna Raquel; BEZERRA, Maria Auxiliadora. (Orgs.) O livro didático em português. 2ª ed. Rio de Janeiro: Lucerna, 2003, p.19-36.

_____. Produção textual: análise de gêneros e compreensão. São Paulo: Parábola, 2009.

MATTOSO Câmara Jr. J. Estrutura da língua portuguesa. Petrópolis: Vozes, 7ed. 1999.

PAULIUKONIS, Maria Aparecida Lino. A questão do texto. In: VIEIRA, Sílvia Rodrigues; BRANDÃO, Sílvia Figueiredo. (Orgs.) Ensino de Gramática: descrição e uso. São Paulo: Contexto, 2010, p. 239-258.

___________et alii (Orgs.) Da língua ao discurso: reflexões para o ensino. 2ª ed. Rio de Janeiro: Nova Fronteira/Lucerna, 2007. PNLEM (2009)-Língua Portuguesa. Catálogo do Programa Nacional do Livro para o Ensino Médio. MEC, Brasília, 2008.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2019 interFACES