Notas sobre a integração entre ensino, pesquisa e extensão à prática docente

Beany Guimarães Monteiro

Resumo


O ensino, a pesquisa e a extensão são os três pilares da prática docente na Universidade Federal do Rio de Janeiro. Cada um deles possui um sentido específico para essa prática uma vez que dela participam atores sociais distintos, com objetivos determinados e contextos políticos, sociais e econômicos diferenciados. O texto aborda essas interações a partir das discussões realizadas na mesa temática “Expressões e Linguagens”, organizada pelo Centro de Letras e Artes na Semana de Integração Acadêmica – SIAC, em 2016. A questão que orienta essa abordagem baseia-se nas relações que o conhecimento assume com esses aspectos da prática docente, e na transformação que realiza nesta prática através das interações que estabelece com cada um desses aspectos.

Palavras-chave


Ensino; Pesquisa; Extensão; Universidade; Atividade docente

Texto completo:

PDF

Referências


ADDOR, Felipe; ALVEAR, Celso Alexandre de Souza. Sobre o conceito e a prática da pesquisa-ação. In: ADDOR, Felipe; HENRIQUES, Flávio Chedid (Orgs.). Tecnologia, participação e território: reflexões a partir da prática extensionista. Rio de Janeiro, UFRJ/ FAPERJ, 2015, p. 119– 144.

DANIELLOU, François. Introduction: questions épistémologiques autour de l’ergonomie. In:____. (Org.) L’Ergonomie en quête de ses principes. Toulouse: Octares Éditions, 1996, pp. 98-101.

FORPROEX, FÓRUM DE PRÓ-REITORES DE EXTENSÃO DAS INSTITUIÇÕES PÚBLICAS DE EDUCAÇÃO SUPERIOR BRASILEIRAS. Política Nacional de Extensão Universitária. Gráfica da UFRGS. Porto Alegre, RS, 2012. Disponível em: . Acesso em 20/08/2016.

MONTEIRO, Beany Guimarães. Conhecimentos autônomos em Design: assimetrias de um campo de ação. Revista Interfaces. Universidade Federal do Rio de Janeiro, Centro de Letras e Artes, Ano 17, nº 14, janeiro-junho 2011, p. 138-144.

PINTO, João Bosco Guedes. Metodologia, teoria do conhecimento e pesquisa-ação. Textos selecionados e apresentados. In: DUQUE-ARRAZOLA, Laura Susana; THIOLLENT, Jean Marie Michel (Orgs.). Metodologia, teoria do conhecimento e pesquisa-ação: textos selecionados e apresentados. Belém, UFPA, Instituto de Ciências Sociais Aplicadas, 2014.

RAZZERA, Guilherme; HOFMANN, Paulo; RAMOS, André de Ávila. O projeto Imagine e os desafios da Extensão Sem Fronteiras. In: Extensio, Revista Eletrônica de Extensão. Universidade Federal de Santa Catarina. Florianópolis, set 2015, p. 27-36. Disponível em: . Acesso em 19/08/2016.

RODRIGUES, Carlos Augusto; MONTEIRO, Beany Guimarães. Extensão Universitária – Canal aberto para relacionamento entre Universidade e Sociedade – primeiras linhas. In: TERRA, Carlos Gonçalves (Org.). Arquivos da Escola de Belas Artes, Rio de Janeiro, n. 24, 2014, p. 147-156.

RUA– Registro Único das Ações de Extensão (Edital). Disponível em: . Acesso em 19/08/2016.

THIOLLENT, Michel Jean Marie. Por uma melhoria da Extensão Universitária. CCNEXT – Revista de Extensão, Santa Maria, v. 3, n. 1, 2016, p. 35-40.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2019 interFACES