Teatro e escola: a formação de professores em teatro na amazônia paraense

Autores

  • Paulo Santana Universidade Federal do Pará, UFPA
  • Benedita Alcidema C.S. Magalhães Universidade Federal do Pará, UFPA

Palavras-chave:

Formação de professores, Teatro, PARFOR

Resumo

Trata da experiência de formação de professores em Teatro na Amazônia paraense, por meio do Plano nacional de Formação Docente – PARFOR. Objetiva analisar a formação de professores em Teatro na Amazônia. Como procedimento metodológico, utilizou-se a Revisão bibliográfica e a Análise Documental, tendo como principal documento de análise o Projeto Pedagógico do Curso de Licenciatura em Teatro do PARFOR da Escola de Teatro e Dança da Universidade Federal do Pará. Foram identificados desafios e perspectivas na formação do professor de Teatro, dentre eles, a implantação e consolidação do próprio curso de Licenciatura em Teatro, além da busca por garantia de uma formação com qualidade aos alunos-professores do PARFOR e a luta para que o ensino de Teatro adentre o interior da escola e se consolide como área de conhecimento. A análise revela que, para além dos desafios colocados à formação de professores em condições adversas na Amazônia paraense, existem perspectivas de que esta formação possa se expandir para o interior do Estado alcançando mais municípios e para isso o PARFOR tem sido fundamental; espera-se também que essa formação repercuta não somente na escola, mas no fortalecimento dos movimentos artísticos locais e da cultura amazônica.

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Publicado

02/14/2020