Projeto a escola vai à ópera: música, emoção e recepção em um projeto alicerçado na integração acadêmica, social e na transdisciplinaridade

Maria José Chevitaresev, Ana Claudia Reis

Resumo


A idealização do projeto “A escola vai à ópera” se traduz na possibilidade de introduzir o público infanto-juvenil, proveniente da rede pública de ensino do Rio de Janeiro e municípios vizinhos, no mundo da ópera, através de um espetáculo em língua cantada que encanta desde o primeiro momento. A montagem de um espetáculo de ópera possibilita a promoção de intercâmbio entre diferentes modalidades artísticas que permeiam a execução de uma ópera, tais como música, literatura, artes plásticas e dramaturgia. Esse intercâmbio proporciona aos alunos de graduação da UFRJ envolvidos na execução do projeto a oportunidade de ampliar os conhecimentos adquiridos no decorrer de sua jornada acadêmica.

Palavras-chave


Ensino público; Ópera; Projeto Social

Texto completo:

PDF

Referências


BEYER, Esther; KEBACH, Patrícia. Pedagogia da música: experiências de apreciação musical. Porto Alegre: Mediação, 2009.

BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Lei n° 9394, de 20 de dezembro de 1996. Disponível em . Acesso em: 27/08/14.

BRASIL. Lei n° 11.769, altera a Lei n°9.394, de 20 de dezembro de 1996, Lei de Diretrizes e Bases da Educação, para dispor sobre a obrigatoriedade do ensino da música na educação básica. Disponível em . Acesso em: 27/08/14.

BRASIL. Parâmetros Curriculares nacionais (1ª a 4ª séries). Secretaria de Educação

Fundamental. Brasília: MEC/SEF, 1997.

BRASIL. Parâmetros Curriculares nacionais: Arte (5ª a 8ª séries). Secretaria de Educação Fundamental. Brasília: MEC/SEF, 1998.

DUMAZEDIER, Joffre. Sociologia empírica do lazer. 2ª ed. São Paulo: Editora Perspectiva, 2004.

FONTERRADA, Marisa Trench de Oliveira. De tramas e fios: ensaios sobre música e educação. 2ª ed. São Paulo: Editora Unesp, 2008.

JUSLIN, Patrick N.; PERSON, Roland. Emotional communication. In: PARNCUTT, Richard; MCPHERSON, Gary (Orgs.). The science and psychology of music performance: strategies for teaching and learning. New York: Oxford University Press, 2002, p. 219-236.

REIS, Ana Claudia; CHEVITARESE, Maria José. A escola vai à ópera. Anais IX Encontro Regional Sudeste da Abem, Vitória, 2014. Disponível em:.

SOBREIRA, Sílvia. Reflexões sobre a obrigatoriedade da música nas escolas públicas. Revista da ABEM, Porto Alegre, V. 20, set. 2008, p. 45-52.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2019 interFACES