O meio na construção da narrativa:um estudo sobre Memórias póstumas e Clara dos Anjos

Autores

  • Cinthia Tragante

Palavras-chave:

Machado de Assis, Lima Barreto, Rio de Janeiro, Teorias higienistas

Resumo

Este artigo procura compreender a presença do espaço urbano e suas relações com as teorias higienistas e do meio como formador nos romances Memórias Póstumas de Brás Cubas, de Machado de Assis, e Clara dos Anjos, de Lima Barreto. Difundidas inicialmente na Europa, as teorias higienistas e do meio como formador do indivíduo eram, principalmente durante o século xix, bastante presentes na literatura específica científica, como na medicina, e, posteriormente, foram apropriadas pelos estudiosos do urbano, sendo aplicadas na reformulação das cidades. No Brasil, tais teorias também foram utilizadas nas novas construções e reformas urbanas, tal como no Rio de Janeiro, cidade retratada em tais romances e cenário através do qual os escritores aqui analisados compõem seus enredos. O trabalho procura mostrar como a construção da narrativa nesses romances se utiliza dos espaços da cidade de maneira análoga àquela pregada pelas teorias científicas do meio como formador do indivíduo, ou seja, como o meio é presente e formador da trama narrativa.

Referências

ABREU, Maurício de Almeida. Evolução urbana do Rio de Janeiro. 3a ed. Rio de Janeiro, IPLANRIO, 1988.

ASSIS, Joaquim Maria Machado de. Obra completa. Organização Afrânio Coutinho. Rio de Janeiro: Nova Aguilar, 2006.

BARRETO, Afonso Henriques de Lima. Lima Barreto. Prosa Seleta. Organização Eliane Vasconselos. Rio de Janeiro: Nova Aguilar, 2006.

BEGUIN, François. As máquinas inglesas do conforto. Espaços & Debates. São Paulo, no 34, p. 39-54, 1991.

BELCHIOR, Pedro. Tristes subúrbios: literatura, cidade e memória na experiência de Lima Barreto. 2011. Niterói: Universidade Federal Fluminense, 2011. 188f. Dissertação de Mestrado.

BOSI, Alfredo. História concisa da literatura brasileira. São Paulo: Cultrix, 2006

CHALHOUB, Sidney. Cidade febril: cortiços e epidemias na Corte Imperial. São Paulo: Cia. das Letras, 1996.

______. Trabalho, lar e botequim: o cotidiano dos trabalhadores no Rio de Janeiro da belle époque. São Paulo: Brasiliense, 1986.

DIMAS, Antonio. Espaço e romance. São Paulo: Ática, 1994.

FACIOLI, Valentim. Um defunto estrambótico: análise e interpretação das Memórias Póstumas de Brás Cubas. São Paulo: Nankin – Edusp, 2008.

MARQUES, Eduardo Cesar. Da higiene à construção da cidade: o Estado e o Saneamento no Rio de Janeiro. História, Ciências e Saúde – Manguinhos, vol. II, p. 51-67, jul-out 1995.

MIGUEL-PEREIRA, Lúcia. Prosa de ficção: de 1870 a 1920. 3ª ed. Rio de Janeiro/Brasília: José Olympio/INL, 1973.

MOISES, Massaud. História da literatura brasileira, vol. III, Realismo. São Paulo: Cultrix, 2001.

SEVCENKO, Nicolau. Literatura como missão: tensões sociais e criação cultural na Primeira República. São Paulo: Brasiliense, 1989.

ZILBERMAN, Regina. Brás Cubas autor Machado de Assis leitor. Ponta Grossa: Editora UEPG, 2012.

Downloads

Publicado

02/14/2020