Em busca de novo paradigma nas ciências humanas

Autores

  • Maria Cecilia Magalhães Mollica Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ
  • Cynthia Patusco Gomes da Silva Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ
  • Hadinei Ribeiro Batista Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ

Palavras-chave:

Ciências Humanas, Interfaces, Letramento inclusivo, Bens culturais

Resumo

O texto volta-se para a reflexão sobre novos paradigmas nas Ciências Humanas, levando em conta a área de educação e suas interfaces. Tem o propósito de fomentar o debate sobre a aprendizagem de habilidades formais de leitura e escrita. Demonstra, então, a necessidade de se lançar mão da colaboração de disciplinas que permitem o efetivo acesso a bens culturais e de qualificar os professores atualmente em exercício, empreendimento que os Mestrados Profissionais credenciados pela CAPES possuem como função precípua. O texto oferece ainda reflexão quanto à complexidade envolvida, tanto no diagnóstico adequado em relação aos quadros de atipicidade, quanto na aplicação acertada de recursos pedagógicos, inovadores e eficazes, para assegurar o multiletramento na Escola Inclusiva. O artigo revela também que o desempenho cognitivo de sujeitos típicos e atípicos varia a depender de fatores ambientais, metodológicos, neurobiológicos, dentre outros. Assim, os aspectos peculiares dos atores em jogo auxiliam na construção das bases para a postulação de políticas que possibilitem a inserção de alunos ‘especiais’ em classes regulares, com vista ao alcance eficiente e democrático dos resultados da aprendizagem. Argumenta-se, de modo geral, a viabilidade do letramento inclusivo a partir de diretrizes que envolvam a formação docente, o diálogo entre profissionais de diferentes áreas e o desenvolvimento de adequados materiais didáticos, com o objetivo de estimular o processo de transmissão e apreensão do conhecimento por parte de todos os sujeitos envolvidos em educação no terceiro milênio.

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Publicado

02/17/2020