Em busca de novo paradigma nas ciências humanas
Schlagworte:
Ciências Humanas, Interfaces, Letramento inclusivo, Bens culturaisAbstract
O texto volta-se para a reflexão sobre novos paradigmas nas Ciências Humanas, levando em conta a área de educação e suas interfaces. Tem o propósito de fomentar o debate sobre a aprendizagem de habilidades formais de leitura e escrita. Demonstra, então, a necessidade de se lançar mão da colaboração de disciplinas que permitem o efetivo acesso a bens culturais e de qualificar os professores atualmente em exercício, empreendimento que os Mestrados Profissionais credenciados pela CAPES possuem como função precípua. O texto oferece ainda reflexão quanto à complexidade envolvida, tanto no diagnóstico adequado em relação aos quadros de atipicidade, quanto na aplicação acertada de recursos pedagógicos, inovadores e eficazes, para assegurar o multiletramento na Escola Inclusiva. O artigo revela também que o desempenho cognitivo de sujeitos típicos e atípicos varia a depender de fatores ambientais, metodológicos, neurobiológicos, dentre outros. Assim, os aspectos peculiares dos atores em jogo auxiliam na construção das bases para a postulação de políticas que possibilitem a inserção de alunos ‘especiais’ em classes regulares, com vista ao alcance eficiente e democrático dos resultados da aprendizagem. Argumenta-se, de modo geral, a viabilidade do letramento inclusivo a partir de diretrizes que envolvam a formação docente, o diálogo entre profissionais de diferentes áreas e o desenvolvimento de adequados materiais didáticos, com o objetivo de estimular o processo de transmissão e apreensão do conhecimento por parte de todos os sujeitos envolvidos em educação no terceiro milênio.Literaturhinweise
ALMEIDA, Geraldo Peçanha. Minha escola recebeu alunos para a inclusão. Que faço agora? Rio de Janeiro: WAK Editora, 2011.
AQUINO, Maria de Fátima de Souza. Uma proposta de tipologia de “erros” de leitura: análise sociolinguística e cognitiva. Belém: UFPA, 2011, mimeo, 158 p. Tese de Doutorado.
BATISTA, Hadinei Ribeiro & MOLLICA, Maria Cecília. Public Virtual Rooms of Learning: an emerging technology resource. Creative Education. vol. 5, n. 8, p. 630-635, May 2014.
BORTONI-RICARDO, Stella et al. Leitura e mediação pedagógica. São Paulo: Parábola Editorial, 2012.
BORTONI-RICARDO, Stella Maris & MACHADO, Veruska Ribeiro (Orgs.). Os doze trabalhos de Hércules: do oral para o escrito. São Paulo: Parábola Editorial, 2013.
BRASIL. Decreto 5.626, de 22 de dezembro de 2005. Regulamenta a Lei no 10.436, de 24 de abril de 2002, que dispõe sobre a Língua Brasileira de Sinais – Libras, e o art. 18 da Lei no 10.098, de 19 de dezembro de 2000. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2004-2006/2005/decreto/d5626.htm>. Acesso em: 02/05/2014.
BRASIL. Decreto 7.611, de 17 de novembro de 2011. Dispõe sobre a educação especial, o atendimento educacional especializado e dá outras providências. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2011-2014/2011/Decreto/D7611.htm>. Acesso em 05/05/14.
BRASIL. Lei 10.436, de 24 de abril de 2002. Dispõe sobre a Língua Brasileira de Sinais – Libras e dá outras providências. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/2002/l10436.htm>. Acesso em: 02/05/2014.
BRASIL. Lei 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm>. Acesso em 05/05/2014.
BRASIL. Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica. Orientações curriculares para o ensino médio. Volume 1: Linguagens, códigos e suas tecnologias. Brasília, 2006. p. 18-46. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/book_volume_01_internet.pdf>. Acesso em 04/07/2010.
BRASIL. Ministério da Educação, Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: terceiro e quarto ciclos do ensino fundamental: língua estrangeira. Brasília, 1998. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/pcn_ estrangeira.pdf>. Acesso em 04/07/2010.
BRASIL. Ministério da Educação/SEESP. Política nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva. Disponível em: <http://peei.mec.gov.br/arquivos/politica_nacional_educacao_especial.pdf>. Acesso em 04/05/2014.
CAPELLINI, S. A. Distúrbios de aprendizagem versus dislexia. In: FERREIRA, L. P.; BEFI-LOPES, D. M., Limongi SCO. Tratado de fonoaudiologia. São Paulo: Roca, 2004, p. 862-876.
CARVALHO, Rosita Elder. O cérebro vai para a escola e o coração vai junto. Rio de Janeiro: WAK Editora, 2014.
CHOMSKY, Noam. The acquisition of syntax in children from five to ten. Cambridge, MA: Mit Press, 1995.
COPE, Bill & KALANTZIS, Mary (Eds.). Multiliteracies: literacy learning and the design of social futures. London: Routledge, 2000.
CORACINI, Maria José (Org.). Interpretação, autoria e legitimação do livro didático. São Paulo: Pontes, 1999.
CRYSTAL, David. Patologia del lenguage. Salamanca: Gráficas Ortega, 1993.
DAMATTA, Roberto. O que faz do Brasil, Brasil? Rio de Janeiro: Rocco, 1998.
DORZIAT, Ana. Concepções de surdez e de escola: ponto de partida para um pensar pedagógico em uma escola publica para surdos. São Carlos, SP: UFSCar, 1999. Tese de Doutorado.
ETCHEPAREBORDA, M. C. & HABIB, M. Bases neurobiológicas de la conciencia fonológica: su compromiso en la dislexia. Rev Neurol Clin, v. 2(1), p. 5-23, 2001.
FERNANDES, Cibele. Transtornos comportamentais. Revista Sinpro-Rio – O desafio de educar: lidando com os problemas na aprendizagem e no comportamento. Ano IV, nº 5, p. 104-115, 2010.
FERREIRA-BRITO, Lucinda. Necessidade psico-social de um bilinguismo para o surdo. Trabalhos em linguística aplicada, vol. 14, p. 89-100, jul./dez. 1989.
FRANCO, Monique. Currículo & emancipação. In: SKLIAR, Carlos (Org.). Atualidades da educação bilíngue para surdos. Porto Alegre: Mediação, 1999, p. 213-225.
GESUELI, Zilda Maria. Letramento e surdez: questões em aberto. In: VALLE, Luiza Helena & CAPOVILLA, Fernando. Temas multidisciplinares de neuropsicologia e aprendizagem. Ribeirão Preto. Novo Conceito, 2004, p. 161-171.
GIKOVATE, Carla Gruber & CONCEIÇÃO, Priscila O. da. Habilidade social: desenvolvimento típico e atípico. Revista Sinpro-Rio – O desafio de educar: lidando com os problemas na aprendizagem e no comportamento. Ano IV, nº 5, p. 116-128, 2010.
HALL, Stuart. A identidade cultural na pós-modernidade. Trad. Samuel P. Neto. Rio de Janeiro: DP&M, 1999.
JOHNSON, D. J. & MYKLEBUST, H. R. Distúrbios de Aprendizagem: princípios e práticas educacionais. Trad. Marília Zanella Sanvincente. São Paulo: Pioneira, 1987.
LEAL, Marisa & MOLLICA, Maria Cecilia Magalhães. Recursos Lúdicos em Alfabetização em Jovens e Adultos. Revista Querubim – revista eletrônica de trabalhos científicos nas áreas de Letras, Ciências Humanas e Ciências Sociais. Ano 4, no 6, p. 135-142, 2008.
MOLLICA, Maria Cecília Magalhães & SILVA, Cynthia Aparecida Pereira Patusco Gomes da. O Letramento de sujeitos típicos e atípicos. In: PALOMARES, Roza; BRAVIN, Angela Marina (Orgs.). Práticas de ensino do Português. São Paulo: Ed. Contexto, 2012, p. 211-239.
MOLLICA, Maria Cecília Magalhães & LEAL, Marisa. Letramento em EJA. São Paulo: Parábola Editorial, 2007.
MOLLICA, Maria Cecilia Magalhães, SILVA, Cynthia Aparecida Pereira Patusco Gomes da & BARBOSA, Fátima (Org.). Saberes transversais: capacitação de professores e propostas pedagógicas. Rio de Janeiro: Edições Tempo Brasileiro, 2013.
______. Linguagem em contextos. Rio de Janeiro: 7Letras, 2014.
MOOJEN, S. & FRANCA, M. Dislexia: visão fonoaudiológica e psicopedagógica. In: ROTTA et al. Transtornos da aprendizagem: abordagem neurobiológica e multidisciplinar. Porto Alegre: Artmed, 2006.
MOUSINHO, R. Problemas na leitura e na escrita e dislexia. Revista Sinpro-Rio – O desafio de educar: lidando com os problemas na aprendizagem e no comportamento. Ano IV, nº 5, p. 9-17, 2010.
OLIVEIRA, A. A. S. & LEITE, L. P. Construção de um sistema educacional inclusivo: um desafio político-pedagógico. Ensaio: aval. pol. públ. Educ., Rio de Janeiro, vol. 15, no 57, p. 511-524, out./dez. 2007.
OLIVEIRA, D. E., ROCHA, M. S. & FIGUEIROL, M. M. T. Ressignificando o contexto escolar para a construção de alternativas que atendam a alunos com dificuldades de aprendizagem. In: MARQUEZINE, M. C. et al. (Org.). Inclusão. Londrina, PR: EDUEL, 2003.
ORRÚ, Silvia Ester. Autismo, Linguagem e Educação: interação no cotidiano escolar. 3. ed. Rio de Janeiro: WAK Editora, 2012.
PENNINGTON, Bruce. Diagnóstico de distúrbio de aprendizagem: um referencial neuropsicológico. Supervisão técnica de tradução Samuel P. Neto. São Paulo: Pioneira, 1997.
PIAGET, Jean. Relação entre afetividade e inteligência no desenvolvimento mental da criança. In: SALTINI, Cláudio J. P. & CAVENAGHI, Doralice (Org. e trad.). Rio de Janeiro: WAK Editora, 2014, p. 64-65.
QUÊDO, Wanderley. Apresentação. Revista Sinpro-Rio – O desafio de educar: lidando com os problemas na aprendizagem e no comportamento. Ano IV, nº 5, p. 4-5, 2010.
RELVAS, Marta Pires. Neurociência e transtornos de aprendizagem: as múltiplas eficiências para uma educação inclusiva. 5a ed. Rio de Janeiro: WAK Editora, 2011.
ROJO, Rojo. Letramentos múltiplos, escola e inclusão social. São Paulo: Parábola Editorial, 2009.
______. Falando ao pé da letra: a constituição da narrativa e do letramento. São Paulo: Parábola Editorial, 2010.
SHAYWITZ, S. Entendendo a dislexia: um novo e completo programa para todos os níveis de leitura. Porto Alegre: Artmed, 2006.
SILVA, Cynthia Aparecida Pereira Patusco Gomes da. Distúrbios fonoarticulatórios em portadores de Síndrome de Down e implicações na lectoescrita. Rio de Janeiro: UFRJ, 2011. Tese de Doutorado.
SIQUEIRA, Maria Juracy T., ZANELLA, Andréa, LHULLIER, Louise & MOLON, Susana I. (Org.). Psicologia e Práticas Sociais. Centro Edelstein de Pesquisas Sociais. Rio de Janeiro, 2008.
SOARES, M. Letramento e alfabetização: as muitas facetas. Trabalho apresentado na 26ª Reunião Anual da Anped em Poços de Caldas, em outubro de 2003.
SOUZA, Ana Lúcia Silva. Letramentos de reexistência: poesia, grafite, dança: hip-hop. São Paulo: Parábola Editorial, 2011.
SOUZA, ngelo R., GOUVEIA, Andreia B. & TAVARES, Taís M. (Orgs.). Políticas Educacionais: conceitos e debates. Curitiba: APPRIS Editora, 2011.
SOUZA, R. M. & GOES, M. C. R. Que palavra te falta?. Linguística, Educação e Surdez. São Paulo: Martins Fontes, 1999.
STAMPA, Mariangela. Aquisição de Leitura e da Escrita: uma abordagem teórico-prática a partir da Consciência Fonológica. Rio de Janeiro: WAK Editora, 2009.
TASSONI, Elvira Cristina Martins & LEITE, Sérgio Antônio da Silva. A afetividade em sala de aula: As condições de ensino e mediação do professor. Disponível em: <http://www.fe.unicamp.br/alle/textos/SASL-AAfetividadeemSaladeAula.pdf>. Acesso em 15-09-2013.
TONETTO COSTAS, Fabiane Adela (Org.). Educação, Educação Especial e Inclusão: fundamentos, contextos e práticas. Curitiba: Editora APPRIS, 2012.
WERNECK, Claudia. Sociedade inclusiva: quem cabe no seu todo? Rio de Janeiro: WVA, 2014.