Original e reprodução impressa: tradução visual mediada pela técnica para a disseminação da arte e da cultura

Helena de Barros, Washington Dias Lessa

Resumo


Trataremos das questões de interpretação relacionadas à reprodução de imagens originais em cópias impressas e como as características tecnológicas de reprodução impuseram limites implicando em traduções e paráfrases visuais, restringindo, distorcendo ou transpondo o discurso do conteúdo informacional da imagem. Apontamos também as consequentes transformações sociais e culturais determinadas pelo aumento qualitativo e quantitativo das imagens impressas do século XV aos dias de hoje.

Palavras-chave


Original; Reprodução; Imagem Impressa; Fac-símile; Retícula

Texto completo:

PDF

Referências


AMAT, D. Félix Torres. La Sagrada Biblia, ilustrada por Gustave Doré. Traducida de la Vulgata Latina al Español por D. Félix Torres Amat. Barcelona: Montaner y Simon, 1883, Tomo Primeiro, p. 160.

BARROS, Helena de. Em busca da aura: dinâmicas de construção da imagem impressa para a simulação do original. Rio de Janeiro: ESDI/UERJ, 2008.

BÉNÉDITE, M. Léonce. L’art et la couleur, les maîtres contemporains, soixante-douze planches en coleurs accompagnées de notices inédites. Paris: H. Laurens, 1904.

BENJAMIN, Walter. Magia e técnica, arte e política: ensaios sobre literatura e história da cultura. Trad. Sérgio Paulo Rouanet. São Paulo: Brasiliense, 1994 [1935-6], p. 165-196.

DAVIDSON, Joe. The Art of the Cigar Label. Seacaucus, New Jersey: Wellfleet Press, 1989.

FERREIRA, Orlando da Costa. Imagem e letra. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 1994.

GASCOIGNE, Bamber. Milestones in colour printing. 1457-1859. Cambridge: Cambridge University Press, 1997.

GAY, Peter. Age of Enlightment. New York: Time Incorporated, 1966.

GRASSELLI, Margaret Morgan. Colorful impressions: The printmaking revolution in eighteenth century France. Washington, D.C.: National Gallery of Art, 2003.

IVINS JR., William M. Prints and visual communication. London: Harvard University Press, 1953. (reprint) Cambridge: The MIT Press, 1982.

JOHNSON, Harald. Mastering digital printing. 2. ed. Massachusetts: Thomson Course Technology, 2004.

MARZIO, Peter C. The democratic art: chromolithography 1840-1900, pictures for a 19thcentury America. Boston: David R. Godine Publisher, 1979.

MEGGS, Phillip B. A history of graphic design. New York: Van Nostrand Reinhold Company, 1983.

PHILLIPS, David Clayton. Art for industry’s sake: halftone technology, mass photography and the social transformation of american print culture, 1880-1920. New Haven: Yale University, 1996.

SANTAELLA, Lucia. Matrizes da linguagem e pensamento, sonora, visual, verbal, aplicações na hipermídia. São Paulo: Iluminuras, 2001.

TWYMAN, Michael. The british library guide to printing, history and techniques. Canada: University of Toronto Press, 1998.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2019 interFACES