Original e reprodução impressa: tradução visual mediada pela técnica para a disseminação da arte e da cultura
Schlagworte:
Original, Reprodução, Imagem Impressa, Fac-símile, RetículaAbstract
Trataremos das questões de interpretação relacionadas à reprodução de imagens originais em cópias impressas e como as características tecnológicas de reprodução impuseram limites implicando em traduções e paráfrases visuais, restringindo, distorcendo ou transpondo o discurso do conteúdo informacional da imagem. Apontamos também as consequentes transformações sociais e culturais determinadas pelo aumento qualitativo e quantitativo das imagens impressas do século XV aos dias de hoje.Literaturhinweise
AMAT, D. Félix Torres. La Sagrada Biblia, ilustrada por Gustave Doré. Traducida de la Vulgata Latina al Español por D. Félix Torres Amat. Barcelona: Montaner y Simon, 1883, Tomo Primeiro, p. 160.
BARROS, Helena de. Em busca da aura: dinâmicas de construção da imagem impressa para a simulação do original. Rio de Janeiro: ESDI/UERJ, 2008.
BÉNÉDITE, M. Léonce. L’art et la couleur, les maîtres contemporains, soixante-douze planches en coleurs accompagnées de notices inédites. Paris: H. Laurens, 1904.
BENJAMIN, Walter. Magia e técnica, arte e política: ensaios sobre literatura e história da cultura. Trad. Sérgio Paulo Rouanet. São Paulo: Brasiliense, 1994 [1935-6], p. 165-196.
DAVIDSON, Joe. The Art of the Cigar Label. Seacaucus, New Jersey: Wellfleet Press, 1989.
FERREIRA, Orlando da Costa. Imagem e letra. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 1994.
GASCOIGNE, Bamber. Milestones in colour printing. 1457-1859. Cambridge: Cambridge University Press, 1997.
GAY, Peter. Age of Enlightment. New York: Time Incorporated, 1966.
GRASSELLI, Margaret Morgan. Colorful impressions: The printmaking revolution in eighteenth century France. Washington, D.C.: National Gallery of Art, 2003.
IVINS JR., William M. Prints and visual communication. London: Harvard University Press, 1953. (reprint) Cambridge: The MIT Press, 1982.
JOHNSON, Harald. Mastering digital printing. 2. ed. Massachusetts: Thomson Course Technology, 2004.
MARZIO, Peter C. The democratic art: chromolithography 1840-1900, pictures for a 19thcentury America. Boston: David R. Godine Publisher, 1979.
MEGGS, Phillip B. A history of graphic design. New York: Van Nostrand Reinhold Company, 1983.
PHILLIPS, David Clayton. Art for industry’s sake: halftone technology, mass photography and the social transformation of american print culture, 1880-1920. New Haven: Yale University, 1996.
SANTAELLA, Lucia. Matrizes da linguagem e pensamento, sonora, visual, verbal, aplicações na hipermídia. São Paulo: Iluminuras, 2001.
TWYMAN, Michael. The british library guide to printing, history and techniques. Canada: University of Toronto Press, 1998.