Textos literários e documentos autênticos em uma aula de FLE: Carmen, um exemplo de introdução do texto integral

Autores

  • Ana Luiza Ramazzina Ghirardi Universidade Federal de São Paulo, UNIFESP

Palavras-chave:

FLE, Documento autêntico, Carmen, Mérimée

Resumo

A literatura, embora muitas vezes considerada distante do contexto de alunos habituados a outros gêneros textuais, pode ser instrumento privilegiado para que alunos falantes do português do Brasil tenham um primeiro contato com textos polissêmicos em francês. A partir da utilização de Carmen, de Prosper Mérimée, este artigo discute modos e sentidos do processo de transformar o aluno em leitor autônomo de qualquer gênero de texto em francês.

Referências

ALBERT, Marie-Claude & SOUCHON, Marc. Les textes littéraires en classe de langue. Paris: Hachette, 2000.

CORNAIRE, Claudette. Le point sur la lecture. Paris: CLÉ International, 1999.

CUQ, Jean-Pierre & Gruca, Isabelle. Cours de didactique du français langue étrangère et seconde. Grenoble: PUG, 2005.

GIASSON, Jocelyne. La compréhension en lecture. Bruxelles: De Boeck, 1990.

MAINGUENEAU, Dominique. Linguistique pour le texte littéraire. Paris: Armand Colin, 2007.

MÉRIMÉE, Prosper. Carmen. Paris: Larousse-Bordas, 1999.

SÉOUD, Amor. Pour une didactique de la littérature. Paris: Didier, 1997

Downloads

Publicado

02/17/2020

Edição

Seção

Artigos