REFERENCIAÇÃO NO DISCURSO DA MÍDIA: A REPRESENTAÇÃO DE IDENTIDADES SOCIAIS CARNAVALIZADAS NO UNIVERSO DA CULTURA POPULAR

Autores

  • Jorge França Farias Jr Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)

Palavras-chave:

Cultura Popular, Identidade, Mídia, Referenciação

Resumo

Neste estudo procurarei mostrar por meio dos processos de referenciação a ocorrência da legitimação de estereótipos na representação do discurso da carnavalização que constrói a identidade do Outro, especificamente, aqui, a partir das praticas discursivas midiáticas ao representarem o discurso da cultura popular. Pretendo observar o percurso que a linguagem segue, não somente considerando o texto escrito, mas também os aspectos não verbais que compõem um texto, por estes últimos significarem ou, melhor dizendo, reforçarem o sentido da mensagem de modo mais perceptível no texto como um todo. Assim, partindo do sentido de produção de um discurso, pretendo mostrar que a identidade carnavalizada se estabelece, ou melhor, emerge em uma constante transformação dialógica. Essa relação será analisada por meio da linguagem empregada na produção do universo discursivo ao ser constituído pelo processo de referenciação.

Biografia do Autor

Jorge França Farias Jr, Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)

Professor Associado na Universidade Federal de São carlos

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Publicado

27.11.2020