REFERENCIAÇÃO NO DISCURSO DA MÍDIA: A REPRESENTAÇÃO DE IDENTIDADES SOCIAIS CARNAVALIZADAS NO UNIVERSO DA CULTURA POPULAR
Mots-clés :
Cultura Popular, Identidade, Mídia, ReferenciaçãoRésumé
Neste estudo procurarei mostrar por meio dos processos de referenciação a ocorrência da legitimação de estereótipos na representação do discurso da carnavalização que constrói a identidade do Outro, especificamente, aqui, a partir das praticas discursivas midiáticas ao representarem o discurso da cultura popular. Pretendo observar o percurso que a linguagem segue, não somente considerando o texto escrito, mas também os aspectos não verbais que compõem um texto, por estes últimos significarem ou, melhor dizendo, reforçarem o sentido da mensagem de modo mais perceptível no texto como um todo. Assim, partindo do sentido de produção de um discurso, pretendo mostrar que a identidade carnavalizada se estabelece, ou melhor, emerge em uma constante transformação dialógica. Essa relação será analisada por meio da linguagem empregada na produção do universo discursivo ao ser constituído pelo processo de referenciação.Références
BAKHTIN, Mikhail. Estética da criação verbal. São Paulo: Martins Fontes, 1992.
______. Marxismo e filosofia da linguagem. Trad. Michel M. Lahud e Yara Frateschi Vieira. 4ª ed. São Paulo: Hucitec, 1997.
______. A cultura popular na Idade Média e no Renascimento: o contexto de François Rabelais. Trad. Yara Frateschi Vieira. 6a. ed. São Paulo/Brasília: Hucitec/Editora Universidade de Brasília, 2008.
BEAUGRANDE, Robert De; DRESSLER, Wolfgang U. Introduction to text linguistics. London-New York: Longman, 1981.
CANCLINI, Néstor García. Culturas híbridas: estratégias para entrar e Ssair da modernidade. Trad. Heloísa Pezza Cintrão, Ana Regina Lessa. 3ª ed. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2003.
HALL, Stuart. “Quem Precisa de Identidade?” In: SILVA, T. Tadeu da (org.). Identidade e Diferença: a perspectiva dos estudos culturais. Petrópolis: Vozes, 2000, p. 103-31.
______ A identidade cultural na pós-modernidade. Trad. Tomaz T. da Silva e Guacira L. Louro. 7. ed.. Rio de Janeiro: DP&A, 2002.
KELLNER, Douglas. A cultura da mídia – estudos culturais: identidade e política entre o moderno e o pós-moderno. Trad. Ivone Castilho Benedetti. Bauru, SP: EDUSC, 2001.
KOCH, Ingedore G. Villaça. Desvendando os segredos do texto. São Paulo: Cortez, 2002.
KOCH, Ingedore G. Villaça; CUNHA-LIMA, Maria. Luíza. Do Cognitivismo ao Sociocognitivismo. In: Introdução à Linguística 3 - fundamentos epistemológicos. Fernanda Mussalim e Anna C. Bentes. São Paulo: Cortez, 2004.
KOCH, Ingedore. G. Villaça. & MARCUSCHI, Luiz Antônio. Processos de referenciação na produção discursiva. In: D.E.L.T.A., 1998, 14: 169-190 (número especial).