O riso e o senso de proporção no teatro de Natalia Ginzburg

Autores

  • Iara Machado Pinheiro Universidade de São Paulo/ Aluna de doutorado

Palavras-chave:

Natalia Ginzburg, Comédia, Humor, Século XX.

Resumo

Natalia Ginzburg foi uma das grandes escritoras italianas da segunda metade do Século XX. Conhecida sobretudo por seu romance memorialista Léxico familiar (1963) e pelos ensaios de As pequenas virtudes (1962), em seus escritos tardios, a autora explorou as formas epistolar e teatral para fugir do que lhe parecia ser uma incontornável prevalência da primeira pessoa e uma impossibilidade da terceira.  A proposta deste artigo é ler alguns fragmentos das comédias teatrais de Ginzburg para discutir as configurações do humor e seus possíveis desdobramentos a nível ético. Como a incursão pela dramaturgia é justificada pela escritora como um recurso para garantir um tratamento igualitário a diversos personagens, sem que uma única perspectiva se sobreponha, a ideia é partir do que Virginia Woolf (2013) propõe acerca do “valor do riso” a fim de sugerir que o cômico pode ser uma ferramenta para retirar a primazia do ‘eu’, narrativamente, enquanto promove um laço pela vulnerabilidade comum e pela falibilidade humana.

Biografia do Autor

Iara Machado Pinheiro, Universidade de São Paulo/ Aluna de doutorado

Graduada em Comunicação Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e mestre em Letras (Teoria Literária) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Atualmente é doutoranda em Letras (Estudos Literários e Culturais) no Programa de Pós-graduação em Letras Estrangeiras e Tradução da Universidade de São Paulo.

 

Referências

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Publicado

07/31/2021