DO NADA SOCIAL AO TUDO QUE A POESIA CONVOCA: ENCONTROS ENTRE O MOVIMENTO DA NEGRITUDE E A POESIA AFRICANA DE LÍNGUA PORTUGUESA

Autores

Palavras-chave:

Poesia, Negritude, Literaturas Africanas em Língua Portuguesa

Resumo

É consenso, entre os estudiosos das Literaturas Africanas de Língua Portuguesa, considerar o impacto das novas formas de olhar para o devir histórico e a significação cultural da população negra, dentro e fora da África, que culminaram no Movimento da Negritude francófona e suas releituras, sobre a construção de uma literatura autenticamente africana nas então colônias portuguesas. A poesia produzida nesses espaços, sobretudo a partir do final dos anos 40 do século XX, reclama a possibilidade de trazer para o seu centro tanto o drama do homem negro e da mulher negra colonizados quanto a valorização de sua cultura. O presente artigo pretende apresentar brevemente o histórico do movimento da Negritude e vislumbrar alguns dos seus pressupostos em exemplares da poesia africana escrita em português.

Biografia do Autor

Vanessa Ribeiro Teixeira, UFRJ- Universidade Federal do Rio de Janeiro- Campus Fundão

Professora Adjunta do Setor de Literaturas Africanas de Língua Portuguesa do Departamento de Letras Vernáculas (Faculdade de Letras - UFRJ)

Referências

CHABAL, Patrick. Vozes Moçambicanas. Lisboa: Vega, 1994.

CRAVEIRINHA, José. Antologia poética. Organização de Ana Mafalda Leite. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2010.

EVERDOSA, Carlos. Itinerário da Literatura Angolana. Luanda: Editorial Culturang, 1972.

LARANJEIRA, José Pires. Literaturas Africanas de Expressão Portuguesa. Lisboa: Universidade Aberta, 1994.

LIMA, Fátima. Como resistir o objeto - Pretas conjurações em “Experimentando Vermelho em Dilúvio”. In: Revista Logos - Comunicação e Universidade. Dossiê “Corpos, performances e autenticidade na cultura digital e visual”. Rio de Janeiro: UERJ - PPGCOM. Vol. 28, n. 2, pp. 17-36.

NETO, Agostinho. Sagrada Esperança. São Paulo: Ática, 1985.

RUI, Manuel. Eu e o outro - o invasor ou em poucas três linhas uma maneira de pensar o texto. (Comunicação apresentada no Encontro Perfil da Literatura Negra. São Paulo, Brasil, 23/05/1985). Disponível em <http://negritudeeliteratura.blogspot.com>

SANTILLI, Maria Aparecida. Estórias africanas: história e antologia. São Paulo: Ática, 1985.

SOUSA, Noémia de. Sangue Negro. São Paulo: Editora Kapulana, 2016.

Downloads

Publicado

12/14/2022