DO NADA SOCIAL AO TUDO QUE A POESIA CONVOCA: ENCONTROS ENTRE O MOVIMENTO DA NEGRITUDE E A POESIA AFRICANA DE LÍNGUA PORTUGUESA

Auteurs

Mots-clés :

Poesia, Negritude, Literaturas Africanas em Língua Portuguesa

Résumé

É consenso, entre os estudiosos das Literaturas Africanas de Língua Portuguesa, considerar o impacto das novas formas de olhar para o devir histórico e a significação cultural da população negra, dentro e fora da África, que culminaram no Movimento da Negritude francófona e suas releituras, sobre a construção de uma literatura autenticamente africana nas então colônias portuguesas. A poesia produzida nesses espaços, sobretudo a partir do final dos anos 40 do século XX, reclama a possibilidade de trazer para o seu centro tanto o drama do homem negro e da mulher negra colonizados quanto a valorização de sua cultura. O presente artigo pretende apresentar brevemente o histórico do movimento da Negritude e vislumbrar alguns dos seus pressupostos em exemplares da poesia africana escrita em português.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Biographie de l'auteur

Vanessa Ribeiro Teixeira, UFRJ- Universidade Federal do Rio de Janeiro- Campus Fundão

Professora Adjunta do Setor de Literaturas Africanas de Língua Portuguesa do Departamento de Letras Vernáculas (Faculdade de Letras - UFRJ)

Références

CHABAL, Patrick. Vozes Moçambicanas. Lisboa: Vega, 1994.

CRAVEIRINHA, José. Antologia poética. Organização de Ana Mafalda Leite. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2010.

EVERDOSA, Carlos. Itinerário da Literatura Angolana. Luanda: Editorial Culturang, 1972.

LARANJEIRA, José Pires. Literaturas Africanas de Expressão Portuguesa. Lisboa: Universidade Aberta, 1994.

LIMA, Fátima. Como resistir o objeto - Pretas conjurações em “Experimentando Vermelho em Dilúvio”. In: Revista Logos - Comunicação e Universidade. Dossiê “Corpos, performances e autenticidade na cultura digital e visual”. Rio de Janeiro: UERJ - PPGCOM. Vol. 28, n. 2, pp. 17-36.

NETO, Agostinho. Sagrada Esperança. São Paulo: Ática, 1985.

RUI, Manuel. Eu e o outro - o invasor ou em poucas três linhas uma maneira de pensar o texto. (Comunicação apresentada no Encontro Perfil da Literatura Negra. São Paulo, Brasil, 23/05/1985). Disponível em <http://negritudeeliteratura.blogspot.com>

SANTILLI, Maria Aparecida. Estórias africanas: história e antologia. São Paulo: Ática, 1985.

SOUSA, Noémia de. Sangue Negro. São Paulo: Editora Kapulana, 2016.

Téléchargements

Publiée

2022-12-14