O Tehêy de dona Liça Pataxoop: metodologia indígena fazendo pescaria de conhecimentos também nas universidades

Dona Liça Pataxoop's Tehêy: indigenous methodology fishing for knowledge also in universities

Authors

DOI:

https://doi.org/10.60001/ricla.v34.n1.11

Abstract

Este artigo apresenta a metodologia indígena Tehêy, desenvolvida por dona Liça Pataxó, educadora e liderança do povo Pataxó, para o ensino dos conhecimentos tradicionais na escola indígena Muã Mimatxi, que passou a ser utilizada por professores(as) em disciplinas não indígenas e foi adaptada para metodologia de pesquisa de doutorado e em trabalho de conclusão de curso por estudante indígena, conquistando território epistemológico na universidade e no meio acadêmico. Temos como base teórica as pesquisadoras Txahá Pataxoop e Werymehe Pataxoop, que investigam o Tehêy em sua comunidade. Fazemos breve apresentação das origens dessa metodologia e refletimos sobre elementos, etapas e possibilidades para sua utilização em futuras pesquisas, bem como sobre o papel da sistematização, reconhecimento e difusão dos conhecimentos indígenas para enriquecimento da pesquisa acadêmica.

Palavras-chave: Metodologias indígenas. Tehêy. Presença indígena nas universidades.

Abstract
This article presents the Tehêy indigenous methodology, developed by dona Liça Pataxoop, educator and leader of the Pataxó people, for teaching traditional knowledge at the Muã Mimatxi indigenous school, which began to be used by teachers in non-indigenous  subjects and was adapted for doctoral research methodology and in course completion work by an indigenous student, conquering epistemological territory at the university and in the academic world. Our theoretical basis is the researchers Txahá Pataxoop and
Werymehe Pataxoop, who investigate Tehêy in their community. We make a brief presentation about the origins of this methodology and reflect on elements, steps, and possibilities for its use in future research, as well as on the role of systematization, recognition, and dissemination of indigenous knowledge to enrich academic research.

Keywords: Indigenous methodologies. Tehêy. Indigenous presence in universities.

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Author Biographies

Marcos José de Aquino Pereira, Universidade Federal de São Carlos

Doutor em educação pela Universidade Federal de São Carlos (Ufscar), mestre em Educação (Unisal), graduado e licenciado em filosofia (USJT), licenciado em história (UnB/FPSJ), pesquisador do Núcleo de Ação Libertadora Decolonial e Estudos de Indiagem Abiayala (Naldeia), sócio-pesquisador da Sociedade de Pesquisa Qualitativa em Motricidades Humanas, membro e membro do grupo de  Pesquisa Práticas Sociais e Processos Educativos.

Uara Jocimara Braz de Araújo Pataxó , Universidade Federal de São Carlos

Mestranda em ciência da Informação pela Universidade Federal de São Carlos (Ufscar), graduada em ciência da informação e biblioteconomia (Ufscar), pesquisadora do Núcleo de Ação Libertadora Decolonial e Estudos de Indiagem Abiayala (Naldeia), participante do Centro de Culturas Indígenas (CCI), pertencente ao povo Pataxó.

Vanessa Josineide Jacilda da Silva Atikum, Universidade de São Carlos

Licenciada em educação especial pela Universidade Federal de São Carlos (Ufscar), pesquisadora do Núcleo de Ação Libertadora Decolonial e Estudos de Indiagem Abiayala (Naldeia), participante do PET Indígena Ações em Saúde e do Centro de Culturas Indígenas (CCI), pertencente ao povo Atikum.

Published

2024-12-30