Escrever o mar; reencontrar a si: reflexões sobre imagem e memória em Marguerite Duras

Writing the sea, rediscovering oneself: reflections on image and memory in Marguerite Duras

Autor/innen

DOI:

https://doi.org/10.60001/ricla.v35.n1.12

Abstract

Numa série de entrevistas concedidas a Leopoldina Pollota della Torre e reunidas sob título La passion suspendue (2013[1989]), Marguerite Duras (1914-1996), ao confessar seu temor e fascínio pela imagem do mar, diz: “O mar é uma força ilimitada onde o ‘eu’, o olhar se afoga, perdendo-se para encontrar sua própria identidade” (p. 130 – tradução minha). Essa afirmação permite propor a
ideia de que a recuperação de uma identidade original não se daria sem a experiência de perda de alguma parcela do “eu” – logo, seria preciso perder algo de si para reencontrar algo de si. De uma interrogação sobre o que seria isso que se perde e o que é isso que a autora insiste em reencontrar, passamos a uma outra, central nesta proposta: por que o mar vem sintetizar esse instante de perda e
reencontro? É na tentativa de contorná-la que sugerimos uma apreciação acerca do enigmático La mer écrite (1996). Nossa hipótese é a de que este livro tenta reconstruir uma imagem jamais registrada da autora durante a travessia de barco quando tinha 15 anos. Argumentamos que o esforço de reconstrução desta imagem se relaciona com o aspecto impossível que ela abriga – na intimidade
com o real e o pulsional – e que o insistente movimento de recriação da mesma teria função de dar provas de vida à autora.

Palavras-chave: Marguerite Duras. Mar. Imagem. Construção. Memória.

Abstract
In a series of interviews with Leopoldina Pollota della Torre, gathered under the title La passion suspendue (2013[1989]), Marguerite Duras (1914-1996) confesses her fear and fascination with the image of the sea, saying: "The sea is an unlimited force where the 'self', the gaze, drowns, losing itself to find its own identity" (p. 130 – my translation). This statement suggests that recovering an original identity would not happen without experiencing the loss of a part of the "self" – hence, it would be necessary to lose something of oneself to rediscover something of oneself. Moving from questioning what exactly is lost and what the author insists on rediscovering, we transition to another central question in this proposal: why does the sea come to symbolize this moment of loss and rediscovery? It is in attempting to address this that we suggest an examination of the enigmatic “La mer écrite” (1996). Our hypothesis is that this book attempts to reconstruct an image never recorded of the author during a boat crossing when she was 15 years old. We argue that
the effort to reconstruct this image relates to its impossible aspect – in intimacy with the real and the instinctual – and that the persistent movement of recreating it would serve to provide proof of life for the author.

Keywords: Marguerite Duras. Sea. Image. Construction. Memory.

Downloads

Keine Nutzungsdaten vorhanden.

Autor/innen-Biografie

Marcela Azevedo, UNICAMP

Doutora em Teoria Psicanalítica pelo Programa de Pós-Graduação em Teoria Psicanalítica da UFRJ (2022). É pesquisadora membro do centro de pesquisa Outrarte - IEL/UNICAMP, onde investiga as relações entre psicanálise e literatura. É autora do livro de poesia Todas as mães são tiranossauras (Urutau, 2021) e tem sua produção poética publicada em revistas eletrônicas e antologias. Atua na área de clínica Psicanalítica.

Veröffentlicht

2025-04-26