Escrever o mar; reencontrar a si: reflexões sobre imagem e memória em Marguerite Duras
Writing the sea, rediscovering oneself: reflections on image and memory in Marguerite Duras
DOI:
https://doi.org/10.60001/ricla.v35.n1.12Аннотация
Numa série de entrevistas concedidas a Leopoldina Pollota della Torre e reunidas sob título La passion suspendue (2013[1989]), Marguerite Duras (1914-1996), ao confessar seu temor e fascínio pela imagem do mar, diz: “O mar é uma força ilimitada onde o ‘eu’, o olhar se afoga, perdendo-se para encontrar sua própria identidade” (p. 130 – tradução minha). Essa afirmação permite propor a
ideia de que a recuperação de uma identidade original não se daria sem a experiência de perda de alguma parcela do “eu” – logo, seria preciso perder algo de si para reencontrar algo de si. De uma interrogação sobre o que seria isso que se perde e o que é isso que a autora insiste em reencontrar, passamos a uma outra, central nesta proposta: por que o mar vem sintetizar esse instante de perda e
reencontro? É na tentativa de contorná-la que sugerimos uma apreciação acerca do enigmático La mer écrite (1996). Nossa hipótese é a de que este livro tenta reconstruir uma imagem jamais registrada da autora durante a travessia de barco quando tinha 15 anos. Argumentamos que o esforço de reconstrução desta imagem se relaciona com o aspecto impossível que ela abriga – na intimidade
com o real e o pulsional – e que o insistente movimento de recriação da mesma teria função de dar provas de vida à autora.
Palavras-chave: Marguerite Duras. Mar. Imagem. Construção. Memória.
Abstract
In a series of interviews with Leopoldina Pollota della Torre, gathered under the title La passion suspendue (2013[1989]), Marguerite Duras (1914-1996) confesses her fear and fascination with the image of the sea, saying: "The sea is an unlimited force where the 'self', the gaze, drowns, losing itself to find its own identity" (p. 130 – my translation). This statement suggests that recovering an original identity would not happen without experiencing the loss of a part of the "self" – hence, it would be necessary to lose something of oneself to rediscover something of oneself. Moving from questioning what exactly is lost and what the author insists on rediscovering, we transition to another central question in this proposal: why does the sea come to symbolize this moment of loss and rediscovery? It is in attempting to address this that we suggest an examination of the enigmatic “La mer écrite” (1996). Our hypothesis is that this book attempts to reconstruct an image never recorded of the author during a boat crossing when she was 15 years old. We argue that
the effort to reconstruct this image relates to its impossible aspect – in intimacy with the real and the instinctual – and that the persistent movement of recreating it would serve to provide proof of life for the author.
Keywords: Marguerite Duras. Sea. Image. Construction. Memory.
Скачивания
Загрузки
Опубликован
Выпуск
Раздел
Лицензия

Это произведение доступно по лицензии Creative Commons «Attribution» («Атрибуция») 4.0 Всемирная.
O envio dos trabalhos implica a cessão sem ônus dos direitos de publicação, inclusive em versão eletrônica online. Todos os diretos provenientes da venda da revista ficam cedidos à Revista InterFACES. A republicação dos trabalhos deve mencionar a publicação original em Revista InterFACES.