Cenografias performativas: artistas capixabas em espaços construtivos

Performative scenographies: artists from Espírito Santo in constructive spaces

Autores

DOI:

https://doi.org/10.60001/ricla.v35.n2.5

Resumo

Este trabalho aborda as relações entre cenografia e performance nas exposições dos artistas capixabas contemporâneos: João Cóser e Marcus Vinicius. Analisa como os espaços de produção de obras performáticas se transformam em plataformas sensoriais e críticas a partir da presença do corpo em ação. A pesquisa entende a cenografia como linguagem e dispositivo ativo na construção de experiências imersivas, refletindo sobre como essas práticas tensionam os modos convencionais de fruição artística. O percurso busca explorar as possibilidades de interpretação da performance no cenário contemporâneo, articulando análise de casos e referenciais teóricos da arte, curadoria e performatividade. Pretende-se compreender como as proposições espaciais afetam a narrativa expositiva e ampliam a participação do público na subjetividade artística. Ao final, evidencia-se como a performance de artistas capixabas se volta ao deslocamento e à compreensão dos corpos em espaços políticos e sociais, ressaltando a relevância da produção artística no Espírito Santo.

 

Palavras-chave: Cenografia Contemporânea. Performance; Arte Capixaba. Marcus Vinicius. João Cóser.

 

Abstract
This work explores the relationship between scenography and performance in exhibitions by contemporary Espírito Santo artists João Cóser and Marcus Vinicius. It analyzes how performance spaces are transformed into sensory and critical platforms through the presence of the body in action. The research understands scenography as a language and an active device in the construction of immersive experiences, reflecting on how these practices challenge conventional modes of artistic enjoyment. The project seeks to explore the possibilities of interpreting performance in the contemporary context, articulating case studies and theoretical frameworks in art, curation, and performativity. The aim is to understand how spatial propositions affect the exhibition narrative and broaden audience participation in artistic subjectivity. Finally, it highlights how the performances of Espírito Santo artists address the displacement and understanding of bodies in political and social spaces, highlighting the relevance of artistic production in Espírito Santo.

 

Keywords: Contemporary Scenography. Performance. Capixaba Art. Marcus
Vinicius. João Cóser.

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Biografia do Autor

Rafael Gonçalves Marotto, Universidade Federal do Espírito Santo

Licenciado em Artes Visuais pela Universidade Paulista – UNIP, Licenciado em Letras com habilitação em Língua Portuguesa pelo Instituto Federal do Espírito Santo – IFES, campus Venda Nova do Imigrante. É mestre em Artes pela UFES, com linha de pesquisa em Teorias E Processos Artístico-Culturais, e atualmente é Doutorando do mesmo programa com Bolsa CAPES.

Sandra Regina Bastos, Universidade Federla do Espírito Santo - UFES

Mestre em Artes e Mídias Digitais, graduada em Artes Plásticas pela Universidade Federal do Espirito Santo, especialista em Docência do Ensino Superior. Pedagoga e arte educadora, designer de interiores, licenciada, artista visual, palestrante, professora de pós-graduação do curso de Arquitetura em Ambientes de Saúde da Escola Superior Santa Casa Emescam, e Coordenadora de Artes e Eventos da Escola Leonardo da Vinci. Fundadora e ex-presidente da Associação Brasileira dos Designers do Espírito Santo, `à qual segue associada  como membro titular.

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Publicado

23.12.2025

Edição

Seção

Dossiê / Dossier