“TU VUO' FA' L'AMERICANO… MA SÌ NATO IN ITALY”: O PÃO DE HORÁCIO QUE FALIU UM MCDONALD’S
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Alimento deslocalizado, Alimento patrimonializado, Cultura alimentar culinária, Estudos da alimentação, ItáliaAbstract
O presente ensaio examina o caso de uma focacceria do sul da Itália, um pequeno estabelecimento de pães artesanais da família Digesù, que colaborou para o fechamento de uma filial da rede McDonald’s. O ocorrido se presta a ilustrar dois fenômenos da contemporaneidade: o alimento deslocalizado, tema de pesquisa da antropóloga Gretel H. Pelto e a patrimonialização culinária, que a UNESCO ratificou na Convenção de Paris de 2003. Inicialmente é exposto o contexto no qual a observação das dinâmicas dos modelos alimentares se faz extremamente atual, sob os preceitos do historiador Massimo Montanari, do filósofo Paul Virilio e do sociólogo Claude Fischler. Quanto à metodologia, partiu-se de uma pesquisa de campo, em 2008, em que foram feitas visitas e entrevistas com o padeiro Digesù, seguida de pesquisa bibliográfica, que se utilizou também de artigos da imprensa, italiana e estrangeira. O material jornalístico permitiu discorrer sobre a forma pela qual a peculiaridade do fato foi explorada nos meios de comunicação, impregnando o tema de alegórico heroísmo, em que focaccia e Big Mac desempenham os papéis de Davi e Golias, contrapondo local e global, do fatto a mano e do made in USA. Tais antagonismos ressaltam parte das atuais dificuldades relacionadas ao ato de comer. Um ponto relevante da análise sobre este embate foi lançar luz sobre o histórico fascínio italiano do pós-guerra pelos ditos americanismos, que ocasionou uma relação de permissividade sociocultural, para tal, serviram de exemplos o filme “Un americano a Roma” e a canção “Tu vuò fà l’americano”.Literaturhinweise
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