Calabar e a construção cênica da ausência.
Schlagworte:
Teatro, Calabar, Chico Buarque, PersonagemAbstract
O presente trabalho propõe-se a analisar o texto dramático Calabar, o elogio da traição, de Chico Buarque e Ruy Guerra (1973), discutindo os processos de construção cênica do personagem que dá nome à peça, mas que não aparece efetivamente, a não ser pela voz dos demais personagens. Nesse sentido, o estudo pretende observar como é elaborada a ausência, conferindo-lhe um potente protagonismo, e quais os sentidos que essa construção formula, considerando o contexto repressivo no qual a peça foi escrita. A análise terá como fundamentos teóricos os processos de construção de personagens dramáticos (PALLOTTINI, 1989; BENTLEY, 1967); o conceito de polifonia (BAKHTIN, 2002) e o sentido estético da criação de personagem, também proposto por BAKHTIN (2011).Literaturhinweise
BAKHTIN, Mikhail. Estética da criação verbal. Trad. Paulo Bezerra. 6ª ed. São Paulo: Editora WMF Martins Fontes, 2011.
__________. Problemas da Poética de Dostoievski. Trad. Paulo Bezerra. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2002.
BENTLEY, Eric. A experiência viva do teatro. Rio de Janeiro: Zahar, 1967.
BUARQUE, Chico. Bastidores. Direção: Antônio Oliveira. São Paulo: EMI, 2006. Disponível em https://www.youtube.com/watch?v=phC9EAyaud8. Acesso em 12 de dezembro de 2019.
__________. Calabar, o elogio da traição. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1975.
FONSECA, Rodrigo. “Marco da censura no Brasil, Calabar faz 40 anos com nova montagem.” O Globo Cultura (online). 2013. Disponível em https://oglobo.globo.com/cultura/marco-da-censura-no-brasil-calabar-faz-40-anos-com-nova-montagem-8363246. Acesso em 22 de outubro de 2019.
NUNES, Elzimar Fernanda. A reescrita da história em Calabar, o elogio da traição, de Chico Buarque e Ruy Guerra. Dissertação de Mestrado. Disponível em https://www.repositorio.unb.br/bitstream/10482/1707/1/Disserta%C3%A7%C3%A3o_ElzimarFernandaNunesRibeiro.pdf. Acesso em 12 de dezembro de 2019.
PALLOTINI, Renata. “Ação dramática e conflito”. In: Introdução à dramaturgia. São Paulo: Brasiliense, 1983.
__________. “O personagem de teatro, o que é?”. In: Dramaturgia: a construção do personagem. São Paulo: Ática, 1989.