A imagem pós-moderna de Robert Sikoryak

Authors

  • Fabio Mourilhe Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ

Keywords:

Imagem, Histórias em quadrinhos, Pós-moderno

Abstract

O objetivo deste trabalho é analisar a prática artística e a imagem pós-moderna de Robert Sikoryak. Os objetivos específicos são: realizar pesquisa bibliográfica sobre a noção de pós-moderno a partir de posicionamentos de Lucia Hutcheon, David Harvey e Frederic Jameson; desenvolver conceituação teórica sobre a imagem pós-moderna; apresentar de forma sucinta a trajetória do autor e seu método de trabalho; e analisar as paródias e outros trabalhos do artista. Nos quadrinhos de Sikoryak, pode-se perceber a criação de paródias baseadas em romances e temas cotidianos que, para além de suas narrativas originais, como metaquadrinhos, apontam para a simultaneidade: de referência à ficção original, autorreferência no que tange a história e a linguagem das histórias em quadrinhos, a criação de personagens com referências duplas e a aproximação entre artes distintas. Nas ilustrações e capas de revista, existe um predomínio da variedade temática, ruptura hierárquica, autoconsciência histórica e cultural, natureza da imagem e limites da representação, e a capacidade de unificação de espectador e mundo exterior à imagem.

References

BEALL, Aaron; ZAMBRANO, Laura. The Film, Video and Animation History of Todo com Nada 1988-2000. In: Captured: a film/video history of the lower east side, Patterson, C. (ed), New York, 2005.

BOXER, Sara. Snoopy: A beagle with brains becomes teachers’ pet. Disponível em: <http://www.bebeyond.com/LearnEnglish/DailyReadings/Arts/Snoopy.htm>. Acesso em: 02.11.2005.

FIEDLER, Leslie. Cross the border-close that gap: Postmodernism. In: PÜTZ, Manfred e Peter Freese (eds.), Postmodernism in American Literature. Darmstadt: Thesen, 1984.

FURNACE, Franklin. Franklin Furnace’s Goings On. Disponível em: <http://www.franklinfurnace.org/goings_on/goings_on/05_07_12.html>. Acesso em: 12.11.2005.

HARVEY, David. A condição pós-moderna. São Paulo: Loyola, 1992.

HUTCHEON, Linda. Poética do pós-modernismo. Rio de Janeiro: Imago, 1991.

JAMESON, Fredric. Postmodernism, Or the Cultural Logic of Late Capitalism. Durham: Duke University Press, 1991.

KARTALOPOULOS, Bill. A RAW History: The Magazine. Indy Magazine. Disponível em: <http://64.23.98.142/indy/winter_2005/raw_02/index.html>. Acesso em: 02.11.2005.

KELLNER, Douglas. Media Culture: Cultural Studies, Identity and politics, between the modern and postmodern. London: Roultledge, 2000.

MACDONALD, Ace. R. Sikoryak’s Carousels, Vapor Girls and Unstable Molecules. Disponível em: <http://archive.is/L3Rsv>. Acesso em: 12.11.2015.

MILLARD, André. The electric guitar: a history of an American icon. Baltimore: The Johns Hopkins University Press, 2004.

PIRES, Antônio Donizeti. Uma barata cheia de espinhos: leitura intertextual de A metamorfose, de Franz Kafka, e A paixão segundo G.H., de Clarice Lispector. Revista Itinerários. Araraquara, n. 12, 1998, p. 165-175.

SIKORYAK, Robert. Hester’s Little Pearl: Red Letter Days. In: Drawn & Quarterly, vol. 4. Montreal: Drawn & Quarterly Publications, 2001.

________. Interviewed by John Kelly. The Comics Journal #255, disponível em: <http://www.tcj.com/the-comics-journal-255-september-2003/>. Acessado em 2/2/2007.

________.New York Cartoonist Mugged. Roseta 2: a comics anthology. Gainesville:Alternative Comics, 2004.

TCJ. Sikoryak animation in NYC. Disponível em: <http://www.tcj.com/messboard/ubb/Forum1/HTML/010494.html>. Acesso em: 4.11.2005.

Published

2020-02-14