Bom gosto, bom senso e bons modos? Um diálogo entre “Senhas” e “Tropicália
Keywords:
Tropicalismo, Poesia concreta, Música brasileira.Abstract
Este artigo propõe analisar a canção “Senhas”, da cantora e compositora Adriana Calcanhotto em diálogo com a estética da poesia concreta e com o movimento tropicalista. Tomando como base o conceito de dialogismo preconizado por Bakhtin, o trabalho propõe uma reflexão sobre a perspectiva dialógica presente na construção musical da cantora e compositora.References
BAKHTIN, Mikhail. Problemas da poética de Dostoievsky. Trad. Paulo Bezerra. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 1981.
BAUDRILLARD, Jean. As estratégias fatais. Trad. Ana Maria Sherer. São Paulo: Rocco, 1996.
BHABHA, Homi. O local da cultura. Trad. Myrian Ávila. Belo Horizonte: UFMG, 1998.
FAVARETTO, Celso. Tropicália- alegoria alegria. São Paulo: Kairos, 1979.
LEONI, Carlos. Letra, música e outras conversas. Rio de Janeiro: Gryphus, 1995.
MENEZES, Adélia Bezerra de. Desenho mágico. São Paulo: Kairos, 1979.
PAZ, Octavio. Os filhos do barro. Trad. Olga Savary. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1984.
TRINGALI, Dante. A poética de Horácio. São Paulo: Brasiliense, 1976.
Discografia mencionada
De Adriana Calcanhotto
Enguiço. Columbia, 1990.
Senhas. Columbia, 1992.
A fábrica do poema. Epic, 1994.
De Zeca Baleiro
Vô Imbolá. MZA/UNIVERSAL, 1999.