ALFONSINA STORNI: UM TEATRO PARA UMA EDUCAÇÃO FEMINISTA
Keywords:
Teatro infantil, Feminismo, Alfonsina Storni.Abstract
Este trabalho tem como objetivo fazer uma análise interpretativa do teatro produzido pela escritora naturalizada argentina Alfonsina Storni no século XX, sobretudo das peças teatrais direcionadas ao público infantil em uma perspectiva pedagógica feminista de ensinar a esses pequenos espectadores/leitores uma educação voltada a desmistificar padrões estabelecidos pelo patriarcalismo sobre a categorização de gênero imposta por este sistema. Para tanto, a investigação decorre a partir da leitura da peça Jorge y su conciencia, por meio de uma metodologia bibliográfica de autores como Adichie (2019), hooks (2019) no que concerne a educação da construção de valores e identidades destinadas às crianças; Delgado (2011) e Arrabal (2008), acerca da função do teatro de Storni como um espaço de reflexões e construções das inquietações humanas representadas no palco e outros autores que contribuíram para o alicerce da argumentação levantada no título desse estudo.
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References
ADICHIE, Chimamanda Ngozi. Para educar crianças feministas: um manifesto. 1. Ed. Reimp. São Paulo: Companhia das Letras, 2019.
ARRABAL, Celia Garzón. El teatro de Alfonsina Storni: Feminismo e Innovación. Dissertation University of North Carolina at Chapel Hill in partial fulfillment of the requirements for the degree of Doctor of Philosophy in the Department of Romance Languages (Spanish American): North Carolina, EUA, 2008.
BELLINI, Giuseppe. Nueva historia de Literatura Hispanoamericana. 3. Ed. Madrid: Editorial Castalia, 1997.
BOURDIEU, Pierre. A dominação masculina. Trad. Maria Helena Kühner. 14. Ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2017.
DELGADO, Josefina. Alfonsina Storni: una biografía esencial. 1. Ed. Buenos Aires: Debolsillo, 2011. (Contemporánea).
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