Duas Ou Três Coisas Sobre a Montagem Das Imagens Em Jorge De Lima
Mots-clés :
Fotomontagens, Palavra, ImagemRésumé
Este artigo constitui uma primeira abordagem do objeto da minha pesquisa, “As Fotomontagens de Jorge de Lima”, e nele busco me aproximar da noção de montagem através de contribuições de autores da Psicanálise e da teoria da Arte, bem como de estudos sobre as vanguardas do início do século passado.Références
A PINTURA EM P NICO: Fotomontagens: Jorge de Lima. Catálogo da exposição (com a íntegra do livro homônimo de Jorge de Lima, de 1943), maio de 2010.
AMIEL, Vincent. Estética da Montagem. Lisboa: Edições Texto e Grafia Ltda, 2007.
ASSUNÇÃO, Teodoro Rennó. Fotomontagem e Colagem Poética em Jorge de Lima. O Eixo e a Roda: v. 9/10, 2003/2004, p. 53-73. Disponível em: http://www.letras.ufmg.br/poslit/08_publicacoes_txt/er_9-10/er09_tr.pdf. Acesso em março de 2011.
BARTHES, R. O Óbvio e o Obtuso. Lisboa, Edições 70, 2009.
BENJAMIN, Walter. Paris: capital do século XIX. In: COSTA LIMA, Luis. (Org.). Teoria da Literatura em suas Fontes. Rio de Janeiro: Francisco Alves, v.2, 1983, p. 134-149.
______. Magia e técnica, arte e política. Obras escolhidas I. São Paulo: Brasiliense, 2a ed.,
______. Alegoria e Drama Barroco. In: BOLLE, Willi (org.) Documentos da cultura, documentos de barbárie. São Paulo: Cultrix, 1986a, p.17-39.
______. Écrits Français. Paris: Folio-Gallimard, 1991.
______. Paris: capitale du XIXe siècle. Paris: Editions du Cerf, 1993.
______. Passagens. Belo Horizonte/São Paulo: Editora UFMG/Imprensa Oficial, 2006.
BOSI, Alfredo. História Concisa da Literatura Brasileira. São Paulo: Cultrix, 1978.
DIDI-HUBERMAN, Georges. O que vemos, o que nos olha. São Paulo: Ed.34, 1988.
______. Atlas. Une arquéologie du savoir visuel. Seminário promovido pela L’École des Hautes Études en Sciences Sociales. Paris: Institut Nacional d’Histoire de l’Art, outubro de 2009 a maio de 2010.
______. Atlas: como levar o mundo nas costas? Sopro, n.41, dezembro de 2010. Disponível em <http://www.culturaebarbarie.org/sopro/n41.html>. Acesso em janeiro de 2011.
EISENSTEIN, Sergei. A Forma do Filme. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2002.
FOUCAULT, Michel. Introdução à vida não-fascista. Preface. In: DELEUZE, Gilles &
GUATTARI, Félix. Anti-Oedipus: Capitalism and Schizophrenia. New York: Viking Press, 1977, p. XI-XIV. [Traduzido por Wanderson Flor do Nascimento.]
FREUD, Sigmund. Construções em Análise. In: Edição Standard Brasileira das obras completas de Freud, vol. XXIII. Rio de Janeiro: Imago. 1975, p. 289-304.
______. Além do Princípio do Prazer. In: ESB, vol. XVIII. Rio de Janeiro: Imago, 1976, p. 17-85.
______. Carta 52. In: ESB, vol. I. Rio de Janeiro: Imago, 1988, p. 281-287.
______.O Inconsciente. In: ESB, vol. XIV. Rio de Janeiro: Imago, 1988a, p. 165-222.
LACAN, Jacques. O Seminário, livro 11. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 2008.
LIMA, Jorge de. Poesia Completa. Rio de Janeiro: Nova Aguilar, 1997.
MENDES, Murilo. Poesia completa e prosa. Rio de Janeiro: Nova Aguilar, 1995.
SOUZA, Carlos Roberto. Cinema em Tempos de Capanema. In: BONEMY, Helena (Org.). Constituição Capanema. Rio de Janeiro: FGV; Bragança Paulista (SP): Ed.Universidade São Francisco, 2001, p. 154-182.
VALÉRY, Paul. Variedades. São Paulo: Iluminuras, 1999.
VELLOSO, Mônica. Cultura e Poder Político. In: OLIVEIRA, Lúcia Lippi et all. (Orgs.). Estado Novo: Ideologia e Poder. Rio de Janeiro: Zahar Editores, 1982, p. 71-108.