A LITERATURA CONTEMPORÂNEA SOB O OLHAR DA CRÍTICA LITERÁRIA: SEDIÇÕES E CONFRONTOS

Auteurs-es

Mots-clés :

literatura, contemporânea, crítica, teoria, particularidade.

Résumé

O artigo configura-se numa pesquisa do pensamento crítico de Alcir Pécora e Beatriz Resende acerca do que seja a literatura brasileira contemporânea. Ao localizar o foco de interesse dos dois pesquisadores, o artigo almeja escrutinar conceitos, posicionamentos e uma possível matriz teórica em Pierre Bourdieu e Giorgio Agamben. Na intersecção da perspectiva crítica e teórica procuramos em nossa pesquisa com recursos próprios, compreender a atual literatura por meio dos romances: Eles eram muitos cavalos Nove noites. Esta leitura crítica esmiúça o qualitativo estético, aponta o diferencial de forma e conteúdo, assim como se coloca perante o que nomeia de literatura do tempo presente. Esta, mantendo a tensão na temática variegada, traz em si o enigma da temporalidade em construção.

Biographie de l'auteur-e

Madalena Aparecida Machado, UNEMAT

Professora e Pesquisadora na UNEMAT. Graduada em Letras pela UNEMAT – Pontes e Lacerda; Mestre em Estudos Literários pela UNESP – Araraquara; Doutora em Teoria Literária pela UFRJ – Rio de Janeiro; Pós-Doutora em Literatura Brasileira pela Sorbonne – França; Coordenadora do Núcleo de Pesquisa em Literatura “Manoel de Barros”; Líder do Grupo de Pesquisa: Literaturas na Interface entre o clássico e o contemporâneo (CNPq); Presidente do Núcleo Docente Estruturante/NDE curso de Letras/UNEMAT-Pontes e Lacerda; Credenciada no Programa de Pós-graduação em Estudos Literários da UNEMAT/PPGEL – Tangará da Serra; Credenciada no Programa de Pós-graduação em Letras UNEMAT/PPGL – Sinop-MT. E-mail: dramadalena@unemat.br  fone: 65-99618-3988

Références

AGAMBEN, Giorgio. O que é o contemporâneo? e outros ensaios. Tradução de Vinícius Nicastro Honesko. Chapecó: Argos, 2009

BOURDIEU, Pierre. As regras da arte – Gênese e estrutura do campo literário. Tradução de Maria Lúcia Machado. São Paulo: Companhia das Letras, 2010

CARVALHO, Bernardo. Nove noites. São Paulo: Companhia das Letras, 2006

CARVALHO, Bernardo. “Em defesa da obra”. Disponível em: http://piaui.folha.uol.com.br/materia/em-defesa-da-obra. Edição 62, nov./2011. Acesso em 12/12/2017

PÉCORA, Alcir. “O inconfessável: escrever não é preciso”. Sibila (Cotia), v. 10, p. 92-99, 2006

PÉCORA, Alcir. “A hipótese da crise (impasses da literatura contemporânea)”. O Globo, Rio de Janeiro (RJ), p. 01 - 03, 23 abr. 2011

PÉCORA, Alcir. A Literatura Brasileira atual no olhar de Alcir Pécora. Tema (São Paulo. 1986), 01 jun. 2010

PÉCORA, Alcir. Máquina de Gêneros. São Paulo: Edusp, 2018

PÉCORA, Alcir e RESENDE, Beatriz. Desentendimentos: Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=AoEfHt_6f08 in 06/05/2011. Acesso em 13/12/2018

PERRONE-MOISÉS, Leyla. Mutações da literatura no século XXI. São Paulo: Companhia das Letras, 2016

PINTO, Manuel da Costa. “O retorno do trágico”. In: Rodapé literário. Folha ilustrada. São Paulo, 06/09/2008

RESENDE, Beatriz. Contemporâneos – Expressões da Literatura Brasileira no século 21. Rio de Janeiro: Casa da Palavra, 2008

RESENDE, Beatriz. Poéticas do contemporâneo. Rio de Janeiro: e-galáxia, 2017

RESENDE, Beatriz. “A literatura brasileira num mundo de fluxos”. In: Z Cultural. Ano VI, n. 01. ISSN 1980.9921/2015

RUFFATO, Luiz. Eles eram muitos cavalos. São Paulo: Companhia das Letras, 2013

RUFFATO, Luiz. Inferno provisório. São Paulo: Companhia das Letras, 2016

Téléchargements

Publié-e

2021-07-31

Numéro

Rubrique

Fluxo Contínuo / Continuos Flow