Manifestação transfigurada: a ocupação do espaço público por hologramas

Auteurs

  • Elizabeth Motta Jacob Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ

Mots-clés :

Espaço público, Cena expandida, Movimentos sociais

Résumé

Em abril de 2015, a rua do Congresso Nacional da cidade de Madrid foi tomada por centenas de manifestantes, mas, pela primeira vez na história das lutas políticas, seus participantes não eram corpóreos. A manifestação Hologramas por la Liberdad, realizada pela plataforma No somos delito contra a nova Lei de segurança cidadã que visa restringir a liberdade de expressão e manifestação política da população, veio através da arte holográfica traduzir os anseios dos indignados. Visamos analisar as relações entre arte e política na contemporaneidade abordando o hibridismo que caracteriza o espaço urbano, o seu uso e as formas de apropriação e provocação de forte e transformadora experiência estética através da arte holográfica

Références

BENJAMIN, Walter. Magia e Técnica, Arte e Política – Obras Escolhidas. Vol. 1. Trad. Sérgio Paulo Rouanet. São Paulo: Brasiliense, 8a. ed. 2012.

CASTELLS, Manuel. Redes de indignação e esperança: movimentos sociais na era da internet. Trad. Carlos Alberto Medeiro. Rio de Janeiro: Zahar, 2013.

DIDI-HUBERMAN, Georges. O que vemos, o que nos olha. Trad. Paulo Neves. São Paulo: 34 letras, 1998.

GADAMER, Hans-Georg. Verdade e método I. Traços fundamentais de uma hermenêutica filosófica. Trad. Flávio Paulo Meurer. Petrópolis: Editora Vozes, 2008.

GOMES, Paulo César da Costa. Ensaios de geopolítica da cidade. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2002.

GUMBRECHT, Hans U. Nosso presente amplo. O tempo e a cultura contemporânea. Trad. Ana Isabel Soares. São Paulo: Fundação Editora Unesp, 2015.

KAC, Eduardo. Além do paradigma espacial: tempo e forma cinemática na arte holográfica In: MACIEL, Katia (org.). Transcinemas. Rio de Janeiro: Contra Capa Livraria, 2009, p. 143-158.

KOTHE, Flavio R. (org.). Walter Benjamin: Sociologia. São Paulo: Ática, 1991.

LIMA, Evelyn Furquim Werneck. Espaço e teatro. Do edifício teatral à cidade como palco. Rio de Janeiro: 7Letras, 2008.

PLUTA, Isabella. L’acteur et l’intermédialité. Les nouveaux enjeux pour l’interprète et la scène à l’ère technologique. Lausannne, Suiça: Editions L’age d’ homme, 2011.

RANCIÈRE, Jacques. O espectador emancipado. Trad. Ivone C. Benedetti. São Paulo: Martins Fontes, 2014.

SANTAELLA, Lucia. Por que as comunicações e as artes estão convergindo. São Paulo: Editora 34, 2005.

Sites consultados

BLITZER, Jonathan. Protest by Hologram. The New Yorker, 20.04.2015. Disponível em:

<http://www.newyorker.com/news/news-desk/protest-by-hologram>. Acesso em: 15.11.2016

O GLOBO. “Lei da mordaça” entre em vigor na Espanha, 03.07.2015. Disponível em <http://oglobo.globo.com/mundo/lei-da-mordaca-entra-em-vigor-na-espanha-16645187>. Acesso em: 15.11.2016.

NO SOMOS DELITO. Disponível em: <http://www.nosomosdelito.net/article/2015/04/01/una-manifestacion-de-hologramas-el-colemo-de-las-leyesmordaza>. Acesso em 15/11/2016.

OLLERO, Daniel J. Así verá Madrid la primera protesta de hologramas de la historia. El Mundo, 10.04.2015. Disponível em: <http://www.elmundo.es/economia/2015/04/10/5526c59ae2704e5c498b456d.html>. Acesso em: 15/11/2016.

Téléchargements

Publiée

2020-02-14