Autodocumentação, arquivo e experiência: o fundo Flávio de Carvalho/CEDAE
Mots-clés :
Flávio de Carvalho, Autodocumentação, Hemeroteca, Media art.Résumé
O propósito deste artigo é apresentar o Fundo Flávio de Carvalho/cedae (Centro de Documentação “Alexandre Eulálio”/IEL-Unicamp), dando destaque especial à hemeroteca contida nele. Discute-se também a relação entre autodocumentação e as práticas artísticas características da trajetória de Flávio de Carvalho.Références
A arquitetura numa concepção audaciosa – O que sobre essa manifestação de arte nos diz Flavio de Carvalho. Jornal do Brasil, Rio de Janeiro. 28 de jun. de 1930. Fundo FC/CEDAE.
CARVALHO, Flávio de. Unir a arte e a ciência. Architectura (mensario de arte). São Paulo, n. 14., p. 43, 1930. Fundo FC/CEDAE.
______. O encanto das massas e a arte moderna. Jornal de Notícias. São Paulo. 6 de fev. de 1934. Fundo FC/CEDAE.
______. As novas tendências da pintura contemporânea. Movimento. São Paulo. n. 1., p. 68-72, jul., ago., set. de 1935. Fundo FC/CEDAE.
______. A única arte que presta é a arte anormal. – O belo é um bicho feio – O narcisismo do espírito médio – O gênio de Spinoza – Pureza e Impureza – O senso comum; uma manifestação psiconevrótica da história – O selvagem de Jean Jacques Rousseau – O pintor do Rei da Inglaterra – O Sine Qua Non e Abaixo o dogma! – Algumas palavras sobre a exposição de Waldemar Costa e de Figueiras. Diário de S. Paulo, São Paulo. s/p., 24 de out. de 1936. Fundo FC/CEDAE.
______. O drama da arte contemporânea – 1ª carta aberta ao crítico Geraldo Ferraz. Diário de S. Paulo. São Paulo. s/p., 20 de jun. de 1937a. Fundo FC/CEDAE.
______. O aspecto psicológico e mórbido da arte moderna – Conferência realizada pelo sr. Flavio de Carvalho no Primeiro Salão de Maio. Diário de S. Paulo. São Paulo. s/p. 22 de jun. de 1937b. Fundo FC/CEDAE.
______. 1º Salão de Maio. O bicho feio e o belo bondoso – 2ª carta aberta ao crítico Geraldo Ferraz. Diário de S. Paulo. São Paulo. s/p. 17 de jul. de 1937c. Fundo FC/CEDAE.
______. A luta nos domínios da arte. O Cruzeiro. Rio de Janeiro. ano 10. n. 22., p. 70-71, 2 de abr. de 1938. Fundo FC/CEDAE.
______. Meditação na cordilheira. O Estado de S. Paulo. São Paulo. s/p. 20 de nov. de 1947a. Fundo FC/CEDAE.
______. O Silêncio da grande altitude. O Estado de S. Paulo. São Paulo. s/p. 14 de dez. de 1947b. Fundo FC/CEDAE.
______. A Resistência passiva no altiplano. O Estado de S. Paulo. São Paulo. s/p. 30 de dez. de 1947c. Fundo FC/CEDAE.
______. Os pré-homens do lago Titicaca. O Estado de S. Paulo. São Paulo. s/p. 20 de fev. de 1948. Fundo FC/CEDAE.
______. A origem animal de Deus e O bailado do Deus morto. São Paulo: Difusão Europeia do Livro, 1973.
______. Experiência nº 2, realizada sobre uma procissão de Corpus Christi: uma possível teoria e uma experiência. Rio de Janeiro: Nau, 2001.
______. Os ossos do mundo. São Paulo: Antiqua, 2005.
______. A moda e o novo homem. Rio de Janeiro: Azougue Editorial, 2010.
______. (Inédito) O mecanismo da emoção amorosa. Datiloscrito. s/d. Fundo FC/CEDAE. CHIARELLI, Tadeu. Flávio de Carvalho: questões sobre sua arte de ação. In: MATTAR, Denise (org.). Flávio de Carvalho: 100 anos de um revolucionário romântico. Rio de Janeiro: CCBB, 1999, p. 53-56.
CLIFFORD, James. A experiência etnográfica: antropologia e literatura no século XX. Rio de Janeiro, Ed. da UFRJ, 2011. ‘Como a vaca que contempla a paisagem’ – O público e as questões de arte – O próximo Salão do Sindicato dos Artistas Plásticos e o engenheiro Flávio de R. Carvalho. Diário da Noite. 23 de dez. de 1940. Fundo FC/CEDAE.
DAHER, Luiz Carlos. Flávio de Carvalho: arquitetura e expressionismo. São Paulo: Projeto, 1982.
______. Flávio de Carvalho e a volúpia da forma. São Paulo: MWM, 1984.
DERRIDA, Jacques. Mal de arquivo: uma impressão freudiana. Rio de Janeiro: Relume Dumará, 2001.
FREITAS, Valeska. Dialética da moda: a máquina experimental de Flávio de Carvalho. Dissertação de mestrado. Florianópolis: UFSC, 1997.
______. Flávio de Carvalho: leitor dos gráficos de cultura. MATTAR, Denise (org.). Flávio de Carvalho: 100 anos de um revolucionário romântico. Rio de Janeiro: CCBB, 1999, p. 60-62.
GIOBELLINA BRUMANA, Fernando. Entre Tintín y Tartarín: La misión Dacar-Yibutí en la origen de la etnografia francesa. Revista de Antropologia. São Paulo. v. 55. n. 2. p. 311-359.
MORAES, Marcos Antônio de. Mário de Andrade entre a erudição e o conhecimento. In: ROCHA, João Cezar de Castro, ARAÚJO, Valdei Lopes de (orgs.). Nenhum Brasil Existe. Rio de Janeiro: Topbooks/UERJ/UniverCidade, 2003, p. 627-644.
MORATO, Fernando. A biblioteca de Flávio de Carvalho. Trabalho de conclusão de curso. Campinas: Unicamp, 1994.
MOREIRA LEITE, Rui. A Experiência sem Número: uma década marcada pela atuação de Flávio de Carvalho. Dissertação de mestrado. São Paulo: USP, 1987.
______. Flávio de Carvalho: entre a experiência e a experimentação. 2 vols. Tese de doutorado. São Paulo: USP, 1994.
______. Flávio de Carvalho: media artist avant la lettre. Leonardo. Oxford. v. 37, 2004, p. 150-157.
______. Flávio de Carvalho, o artista total. São Paulo: SENAC, 2008.
______. (org.). Flávio de Carvalho. São Paulo: Museu de Arte Moderna, 2010.
MORESCHI, Marcelo Seravali. A façanha auto-historiográfica do modernismo brasileiro. Tese de doutorado. Santa Barbara: University of California, 2010.
A morte da pintura e um novo poema plástico – Cousas do 1º Salão Paulista – Os críticos – Artistas efeminados e um júri marcado de narcisismo – A arte de amanhã – Uma entrevista com Flavio de Carvalho. Diário da Noite. São Paulo. 23 de fev. de 1934. Fundo FC/CEDAE.
“Nunca o homem penetrou tão profundamente o problema da pintura como atualmente” – “Tem a arte do ocaso um grande valor de pesquisa” – Contra Di Cavalcanti – “É o museu a máquina destinada a desabrochar a sensibilidade” – afirma o autor de “Ossos do Mundo”. Diário de S. Paulo, São Paulo. 28 de ago. de 1948. Fundo FC/CEDAE.
PEDROSA, Mário. Mundo, homem, arte em crise. São Paulo: Perspectiva, 1975. A polícia está caindo no ridículo – depois de apreender na Exposição do sr. Flavio de Carvalho alguns quadros que estiveram no “Salon” oficial de 1933, a delegacia de costumes resolveu fechar aquela mostra de arte moderna! Plateia. São Paulo. s/p. 13 de jul. de 1934. Fundo FC/CEDAE.
Que faria o leitor se ganhasse 1 milhão de contos – Flávio de Carvalho, respondendo à pergunta, diz que organizaria um laboratório de arte moderna e um centro de pesquisas para todas as atividades do homem. Com isso – pensa – o Brasil deixará de ser a lata de lixo da Europa... Folha da Noite. São Paulo. 13 de jul. de 1933. Fundo FC/CEDAE.
RIBEIRO, Maria Isabel Branco. Flávio de Carvalho: os porões dos museus. In: MATTAR, Denise (org.). Flávio de Carvalho: 100 anos de um revolucionário romântico. Rio de Janeiro: CCBB, 1999, p. 57-59.
SANTOS, Jaime. O que foi a Semana de Arte de 22 – “A semana de 22 foi um movimento de chiste e dialética que provocou uma reforma na literatura, na pintura, na escultura e na música brasileira”, – diz Flavio de Carvalho – Esforço para a criação do intelectual com valores brasileiros – A Semana de 22 e os movimentos políticos nacionais. Jornal da manhã. São Paulo. 11 de dez. de 1940. Fundo FC/CEDAE.
STIGGER, Veronica. Retratos dentro da morte: a “Série trágica” de Flávio de Carvalho. Crítica Cultural, São Paulo. v. 4., 2009, p. 3-12.
______. A vacina antropofágica. In: RUFFINELLI, Jorge & ROCHA, João Cézar de Castro. (orgs.). Antropofagia hoje? Oswald de Andrade em cena. São Paulo: É Realizações, 2011, p. 601-610.
TOLEDO, J. Flávio de Carvalho: o comedor de emoções. São Paulo: Brasiliense; Campinas: Ed. da Unicamp, 1994.
ZANINI, Walter & MOREIRA LEITE, Rui (orgs.). 17ª Bienal de São Paulo. Exposição Flávio de Carvalho. São Paulo: Fundação Bienal, 1983