Paisagem de Brasília e deriva narrativa: uma aproximação metafísica nas artes visuais
Mots-clés :
Brasília, Paisagem, Narratividade, Arte metafísica.Résumé
Abordamos a paisagem de Brasília e seus arredores como base de narratividade visual na produção de alguns artistas (José Guilherme Brenner, Andréa Campos de Sá, Azul e Rubens Mano), a partir do fim da década de 1980. Tal produção responde à necessidade de se apropriar da complexidade do real e concomitantemente estabelece um espaço de fabulação no campo visual, onde entram em conexão referências da história da arte, da literatura, da indústria cultural e da cultura popular. Inclui também um componente de interrogação sobre os processos de representação, que diz respeito ao trânsito entre observação e imaginação, memória e manipulação, interior e exterior, retomando elementos da Scuola Metafisica surgida na Itália durante as primeiras décadas do século XX.Téléchargements
Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.
Références
DE CHIRICO, Giorgio, Mémoires. Paris: Table Ronde, 1965.
FAGIOLO DELL’ARCO, Maurizio; BALDACCI, Paolo & PIETROMARCHI, Fabrizia Lanza. The Dioscuri Giorgio de Chirico and Alberto Savinio in Paris 1924-1925, Milão: Mondatori Editore/Edizioni Daverio, 1987.
KUBIN, Alfred. Le travail du dessinateur. Paris: Allia, 2001.
MATTAR, Denise (org.). Brasília síntese das artes. Brasília: CCBB, 2010.
OSÓRIO NETO, Karla (org.). Aos ventos que virão... Brasília: ARP, 2010.
VIVARELLI, Pia. Alberto Savinio – Paintings and Drawings 1925 – 1952. Milão: Electa, 1992.
Téléchargements
Publiée
2020-02-17
Numéro
Rubrique
Artigos
Licence

Ce travail est disponible sous la licence Creative Commons Attribution 4.0 International .
O envio dos trabalhos implica a cessão sem ônus dos direitos de publicação, inclusive em versão eletrônica online. Todos os diretos provenientes da venda da revista ficam cedidos à Revista InterFACES. A republicação dos trabalhos deve mencionar a publicação original em Revista InterFACES.