Representações e apropriações da música na poesia: um caso de intermidialidade?
Parole chiave:
Poesia e Música, Intermidialidade, LinguagemAbstract
Por meio da análise de alguns exemplos, o texto aborda as representações da música na poesia, aproximando-as das noções de mistério, insuficiência da linguagem, transcendência, entre outras. As teorias da intermidialidade se apresentam, nestes casos, como uma possibilidade vigorosa para tirar da sombra a necessária atenção à música em poemas que a tematizam e que, portanto, a incluem como elemento determinante de sua configuração de sentido.Riferimenti bibliografici
ANDRADE, Eugênio de. Poesia. Porto: Fundação Eugénio de Andrade, 2005.
BARBEITAS, Flavio. A música habita a linguagem: teoria da música e noção de musicalidade na poesia. Belo Horizonte: Universidade Federal de Minas Gerais, 2007. Tese de Doutorado.
JAKOBSON, Roman. Linguística e comunicação. Trad. Izidoro Blikstein e José Paulo Paes. São Paulo: Cultrix, 2007.
MENDES, Murilo. Convergência. São Paulo: Cosac Naify, 2014.
PESSOA, Fernando. Cancioneiro. <http://www.dominiopublico.gov.br/download/texto/pe000006.pdf> Acesso em 04.01.2015
SANTIAGO, Silviano. Nas malhas da letra: ensaios. Rio de Janeiro: Rocco, 2002.
STEINER. Georges. Vere presenze. Trad. Claude Béguin. Milão: Garzanti, 1999.
VAZ. Sérgio. VAZ. Sérgio. Colecionador de pedras <http://colecionadordepedras1.blogspot.com.br> Acesso em 04.01.2015
VERÍSSIMO, Érico. Clarissa. São Paulo: Ed. Globo, 1995.
WOLF, Werner. Musicalized Fiction and Intermediality: Theoretical Aspects of Word and Music studies. In: BERNHART, Walter, SCHER, Paul e WOLF, Werner (org): Word and Music Studies: defining the field. Amsterdam; Atlanta: Rodopi, 1999, p. 37-58.