Un Tableau, un Prélude, un Poème: l’Après-midi d’un Faune de Stéphane Mallarmé
Parole chiave:
Mallarmé, Intertextualidade, Debussy, Fauno, Pan e SyrinxAbstract
A intertextualidade, conforme nos ensina Julia Kristeva, consiste em “[...] uma constelação de textos que se recortam e se acrescentam em uma leitura do quadro (livro, poema, peça musical), leitura jamais acabada” (kristeva, 1981, p. 309). Para melhor estudar um dos poemas de Mallarmé, “L’Après-midi d’un faune”, consideramos sua relação com a música de Claude Debussy e com o quadro de François Boucher Pan et Syrinx. Contemporâneo do poema de Mallarmé, “Le Prélude à l’Après-midi d’un faune” de Debussy introduz uma sugestão do tema do poema; o quadro, embora sendo do final do século xviii, ilustra a ideia do poema e tornou mais palpável a relação com o mito grego. Neste trabalho, ousamos, pois, dizer que a intertextualidade que se estabelece entre essas três obras nos permitiu aceder um pouco à complexidade da obra de Mallarmé e assim penetrar em seu universo misterioso e hermético.Riferimenti bibliografici
CAMPOS, Augusto de; PIGNATARI & Décio; CAMPOS, Haroldo. Mallarmé. São Paulo: Ed. Perspectiva, 1980.
GRANT, Michael. Myths of the Greeks and Romans. Ontario : New American Library, 1962.
JAMMES, Francis. Leçons Poétiques. v. 1 Paris : Mercure de France, 1930.
KRISTEVA, Julia. Le mot le dialogue et le roman. In : ___. Recherches pour une sémanalyse. Paris : Seuil, 1969, p. 82-112.
______. Le langage, cet inconnu. 2e éd. Paris : Seuil, 1981.
MALLARMÉ, Stéphane. Œuvres Complètes. Paris : Gallimard, 1945. La Pléiade.
______. Divagations. Paris : Fasquelle, 1949.
MOISÉS, Massaud. A criação literária. 8a ed., São Paulo : Melhoramentos, s/d.
MUSSET, Alfred. Poésies Nouvelles. Poésies Complètes. Paris: Gallimard, 1957, p. 271-465. La Pléiade.
PERRONE-MOISÉS, Leyla. Crítica e intertextualidade. In: ___. Texto, crítica e escritura. São Paulo: Ática, 1978, p. 61-86.
SABATIER, Robert. Stéphane Mallarmé ou la lumière. In: ___. La poésie du XIXe siècle. v. II. Paris: Albin Michel, 1977, p. 281-317.
THIBAUDET, Albert. Quatre types de sa poésie. In: ___. La poésie de Stéphane Mallarmé. Paris : Gallimard, 1926, p. 385-434.