Pianistas, pianeiros e o tango brasileiro na Belle Époque carioca: 1870-1920

Autori

  • Paulo Roberto Peloso Augusto Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ

Parole chiave:

Tango brasileiro, Belle Époque carioca, Música popular para piano

Abstract

A expressiva produção de obras para piano durante a Belle Époque carioca indica o destaque e a preferência deste instrumento na vida musical deste período. Essas composições revelam ainda mais que o piano estava presente tanto nos salões abastados da elite como nas residências mais pobres, ou seja, representava também um símbolo de ascensão social. Podemos observar a partir daí o surgimento de novos gêneros musicais populares, entre eles e com destaque o tango brasileiro, que representou no universo do piano uma ponte de ligação entre os extremos sociais.

Riferimenti bibliografici

ASSIS, Joaquim Maria Machado de. Um homem célebre. In: ___. Várias Histórias. Rio de Janeiro: Editora Globo, 1997, p. 39-49.

EFEGÊ, Jota. Maxixe: a dança excomungada. Rio de Janeiro: Conquista, 1974.

FRANCESCHI, Humberto. Registro sonoro por meios mecânicos no Brasil. Rio de Janeiro: Studio HMF, 1984.

KIEFER, Bruno. Música e dança popular: sua influência na música erudita. Porto Alegre: Movimento, 1986.

LAMAS, Dulce Martins. Música popular gravada na segunda década do século: acervo do Centro de Pesquisas Folclóricas da Escola de Música da UFRJ. Rio de Janeiro: Centro de Letras e Artes/UFRJ, 1997.

PINTO, Aloysio Alencar. Ernesto Nazareth. Flagrantes. Revista Brasileira de Música. Ano II, no 6, p. 24-39, dez. 1970.

SIQUEIRA, João Baptista. Três vultos históricos da música brasileira. Rio de Janeiro: Edição do Autor, 1969.

TINHORÃO, José Ramos. Música popular; os sons que vêm da rua. Rio de Janeiro: Edições Tinhorão, 1976.

______. Pequena história da música popular brasileira; da modinha ao tropicalismo. 5a ed. São Paulo: Art Editora, 1986.

VASCONCELOS, Ary. Panorama da música popular brasileira na Belle Époque. Rio de Janeiro: Liv. Sant’Anna, 1977.

ZAMACOIS, Joaquín. Curso de formas musicales. 6a ed., Barcelona: Editorial Labor, 1985.

##submission.downloads##

Pubblicato

2020-02-17