Performando com plantas no Antropoceno ob-cênico

Performing with plants in the ob-scene Anthropocene

Autori

DOI:

https://doi.org/10.60001/ricla.v33.n2.9

Abstract

Há alguma maneira para que a forma de arte antropocêntrica e antropomórfica por excelência – o teatro ou a performance – possa se expandir para além de seu viés humano e humanista? O termo Antropoceno é de alguma forma útil para os estudos de teatro e performance ou  para a performance como pesquisa? As afirmações das quatro teses sobre o feminismo pós-humano propostas por Braidotti podem, sem dúvida, ser trazidas à cena, mas elas têm relevância para o desenvolvimento ou compreensão de práticas de performance fora da cena e descentralizadas, como aquelas que tentam explorar formas e locais alternativos de performance, como o performar com plantas? Neste texto, examino as teses afirmativas de Braidotti e exploro sua utilidade no que diz respeito à análise de performances, utilizando alguns de meus  experimentos no projeto de pesquisa artística Performing with plants como exemplos, e pondero quais são as implicações e possíveis usos dessas teses para nossa compreensão das performances com entidades mais-que-humanas, com as quais compartilhamos nosso planeta.

Palavras-chave: Performance. Teatro. Não humano. Pós-humano. Análise de performance. Feminismo antropocênico. Braidotti. Antropocênico. Antropomórfico. Performando com plantas.

Abstract

Is there a way for the anthropocentric and anthropomorphic art form par excellence, the theatre, or performance art for that matter, to expand beyond their human and humanist bias? Is the term Anthropocene in any way useful for theatre and performance studies or performance-as-research? The assertions of Braidotti’s four theses can undoubtedly be put on stage, but do they have relevance for developing or understanding performance practices off- stage and off-center, such as those trying to explore alternative ways and sites of performing, like performing with plants? In this text, I examine Braidotti’s affirmative theses and explore their usefulness with regard to performance analysis, use some of my experiments in the artistic research project Performing with plants as examples, and consider what the implications and possible uses of these theses are for our understanding of performances with other-than-human entities, which we share our planet with.

Keywords: Performance. Theatre. Non-human. Posthuman. Performance analysis. Anthropocene feminism. Braidotti. Anthropocentric. Anthropomorphic. Performing with plants.

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Pubblicato

2024-06-19