A figurativização do mar na canção popular: percepção, sentido e provas de persuasão
Słowa kluczowe:
Canção, Mar, Melôs, Figurativização.Abstrakt
Neste trabalho, teremos como objetivo estudar as formas recorrentes do uso de figuratividade associada ao mar na canção popular a fim de tematizar os estados de coisas do mundo ou os estados de ânimo dos sujeitos. Percebemos a necessidade de compreender por que e como ocorre nos textos cancionais o uso recorrente dessa figuratividade para abordar os mais diversos temas. Examinaremos, assim, os procedimentos discursivos existentes nas canções, analisando a letra e a melos, os elementos musicais da canção como ritmo, melodia, densidade, andamento, harmonia etc. Como metodologia de trabalho, utilizaremos um modelo teórico-metodológico fundamentado na semiótica articulada à retórica para análise das canções selecionadas.Bibliografia
ARISTÓTELES. Retórica. Trad. Manuel Alexandre Júnior; Paulo Farmhouse Alberto e Abel do Nascimento Pena. Lisboa: Imprensa Nacional – Casa da Moeda, 1998 [s/d].
GREIMAS, Algirdas Julien. Semântica estrutural. São Paulo: Cultrix, 1966.
LOPES, Ivã Carlos; TATIT, Luiz. Elos de Melodia e Letra: análise de seis canções. São Paulo: Ateliê Editorial, 2008.
MEYER, Michel. A Retórica. São Paulo: Ática, 2007.
PERELMAN, Chaim; OLBRECHTS-TYTECA, Lucie. Tratado da argumentação: A nova retórica. 2. ed. Trad. Maria Ermantina de Almeida Prado Galvão. São Paulo: Martins Fontes, 2005.
TATIT, Luiz. Semiótica da canção: melodia e letra, São Paulo: Editora Escuta, 1994.
______. O cancionista – composição de canções no Brasil. São Paulo: Edusp, 1996.
______. Abordagem do texto. In: FIORIN, José Luiz. (Org.). Introdução à Linguística I. Objetos teóricos. 2. ed. São Paulo: Contexto, 2003.
VALÉRY, Paul. Variedades. São Paulo: Iluminuras, 1991.
ZILBERBERG, Claude. Elementos de Semiótica Tensiva. Trad. Ivã Lopes, Luiz Tatit e Waldir Beividas. São Paulo: Ateliê Editorial, 2011.