UM BRASIL BRASILEIRO: APONTAMENTOS SOBRE A CONSTRUÇÃO DE UM IMAGINÁRIO DE BRASIL A PARTIR DA DIREÇÃO DE ARTE DE LUIZ CARLOS RIPPER NO CINEMA
Słowa kluczowe:
Imaginário, Brasil Colonial, Direção de Arte, CinemaAbstrakt
Neste estudo pretendemos traçar algumas linhas sobre o processo de construção de uma imagem cinematográfica brasileira, distanciada dos padrões ditados pelo cinema hegemônico, através da direção de arte realizada por Luiz Carlos Ripper em dois filmes que tem como cenário o Brasil Colonial. Este artigo pretende ainda tratar da criação de um imaginário no que concerne ao período colonial brasileiro e suas analogias com o período de realização dos filmes Pindorama (1970) de Arnaldo Jabor, Quilombo (1984), de Cacá Diegues.
Bibliografia
AMANCIO, Tunico. O Brasil dos gringos: imagens no cinema. Niterói: Intertexto, 2000.
ARAÚJO, Ricardo Benzaquen de. Idílio Racial e Despotismo em Gilberto Freyre. Folha on-line. Disponível em: www1.folha.uol.com.br/fol/brasil500/ zumbi_33.htm. Acesso em: 20 mar. 2019.
CARDOSO, Ricardo. A cidade como palco. O centro urbano como lócus da experiência teatral contemporânea. Rio de Janeiro 1980/1992. 2005. Tese (Doutorado) – UNIRIO, Rio de Janeiro, 2005.
CUNHA, Euclides. Os sertões. Disponível em: www.cce.ufsc.br/ñupill/ literatura/sertões.htm. Acesso em: 20 mar. 2019.
DA MATTA, Roberto. Carnavais, Malandros e Heróis: para uma sociologia do dilema brasileiro. Rio de Janeiro: Ed. Rocco, 1997.
DIEGUES, Carlos. Entrevista. Disponível em: http://www.carlosdiegues.com.br/osfilmes.asp?idf=7
ECO, Umberto. História da feiura. Trad. Eliana Aguilar. Rio de Janeiro: Editora Record, 2007.
FRANÇA, Andréa. Terras e fronteiras no cinema político contemporâneo. Rio de Janeiro: Editora 7 Letras, 2003.
FRANCASTEL, Pierre. A realidade figurativa. Trad. Mary Amazonas Leite de Barros. São Paulo: Editora Perspectiva, 1984.
FREYRE, Gilberto. Casa grande e senzala. Rio de Janeiro: Editora Record, 1998.
GADAMER, Hans-Georg. Verdade e método I: traços fundamentais de uma hermenêutica filosófica. Trad. Enio Paulo Giachini. 9 ed. Petrópolis: Editora Vozes, 2008.
LEITE, Adriana. Figurino uma experiência na televisão. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2002.
LIMA, Paulo. O mundo de ponta cabeça. Disponível em: www.sergipe.com.br/ balaiodenoticias/ artigon20.htm. Acesso em: 10 mar. 2019.
MEDEIROS, André A. et al. A estética do imaginário no cinema: entre o registro documental e o ficcional. Sessões do Imaginário, Porto Alegre, n. 38, p. 94-101, 2017. Disponível em: http://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/ index.php/ famecos /article/view/24295. Acesso em: 20 mar. 2019.
NADOTTI, Nelson; DIEGUES, Carlos. Quilombo. Rio de Janeiro: Editora Achiamé, 1984.
ORTIZ, Renato. Cultura brasileira & identidade nacional. São Paulo: Editora Brasiliense, 2003.
PAVIS, Patrice. Dicionário de teatro. 4 ed. Trad. Maria Lucia Pereira et al. São Paulo: Editora Perspectiva, 2007.
RIPPER, José. [Entrevista a Elizabeth Motta Jacob]. Laboratório de Bambus PUC-RJ, Rio de Janeiro, 10 set. 2008.
ROSENSTONE, Robert. El passado en imagines : el desafio del cine a nuestra idea de la história. Barcelona: Editorial Ariel, 1997.
XAVIER, Ismail. Alegorias do subdesenvolvimento. São Paulo: Editora Brasiliense, 1993.