Aspectos filosóficos da teoria da montagem: da dialética marxista ao perspectivismo ameríndio
Philosophical aspects of montage theory: from marxist dialetics to Amerindian perspectivism
DOI:
https://doi.org/10.60001/ricla.v33.n1.4Abstrakt
Este artigo investiga a relação entre a teoria da montagem soviética cinematográfica e a filosofia materialista dialética, explicitando como esse encontro produziu um tipo de linguagem artística que, embora revolucionária, ficava restrita a uma noção dialógica de discurso. Como possibilidade ao binarismo dialético, proponho o perspectivismo ameríndio como lógica operativa para uma visão de mundo polissêmica, na qual os discursos se apoiam em variáveis não fixas, o que, por sua vez, permite um observador do fenômeno artístico com mais liberdade de associação e de produção de relações subjetivas. Este artigo é parte da dissertação de mestrado Montagem Expandida, defendida em 2018, no âmbito do Programa de Pós-graduação em Teatro da Universidade do Estado de Santa Catarina, com financiamento da Capes.
Palavras-chave: Dialética. Montagem. Materialismo. Perspectivismo.
Abstract
This article investigates the relationship between Soviet film montage theory and Marxist dialectical materialist philosophy, explaining how this encounter produced a type of artistic language that, although revolutionary, was restricted to a dialogic notion of discourse. As a possibility for dialectical binarism, I propose Amerindian perspectivism as an operative logic for a polysemic worldview, in which discourses are based on non-fixed variables, which in turn allows an observer of the artistic phenomenon with more freedom of association and production of subjective relationships. This article is part of the master’s research Expanded Montage, defended in 2018, within the scope of the Graduate Program in Theater at the State University of Santa Catarina, with funding from Capes.
Keywords: Dialectic. Montage. Materialism. Perspectivism.
Pobrania
Opublikowane
Numer
Dział
Licencja
Utwór dostępny jest na licencji Creative Commons Uznanie autorstwa 4.0 Międzynarodowe.
O envio dos trabalhos implica a cessão sem ônus dos direitos de publicação, inclusive em versão eletrônica online. Todos os diretos provenientes da venda da revista ficam cedidos à Revista InterFACES. A republicação dos trabalhos deve mencionar a publicação original em Revista InterFACES.