Diálogos sobre política e sociedade na arquitetura paulistana, 1948 - 1954
Palavras-chave:
Pós-Guerra, São Paulo, Arquitetura brasileira, Realismo, Max Bill, NacionalismoResumo
Este artigo aborda o contexto do segundo pós-guerra brasileiro, período de forte prosperidade econômica e de construção das instituições democráticas, após o fim do Estado Novo. Para tanto, realizamos uma breve explanação sobre a pauta artística, econômica e política no período, com o início da Guerra Fria. Logo após, perpassamos o debate sobre o nacionalismo, que impulsiona fortemente as manifestações intelectuais em fins dos anos 1940 e início dos 1950. Em seguida, fazemos uma incursão sobre as polêmicas envolvendo as críticas realizadas pelo suíço Max Bill à arquitetura brasileira. Por último, retomamos a pauta do nacionalismo e da identidade cultural brasileira em suas relações com a arquitetura, no emblemático Congresso Brasileiro de Arquitetos de 1954, realizado em São Paulo e em pleno momento de comemoração do 4º centenário daquela cidade. Recapitulamos esses três momentos da história da arquitetura brasileira como sendo de grande importância para a construção de uma agenda de debates que irá informar substancialmente a disciplina e a profissão arquitetônicas em pleno processo de urbanização e modernização do país e de suas cidades.Referências
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