De The postman always rings twice a Ossessione: desvios e atalhos

Авторы

  • Marcelo da Rocha Lima Diego Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ

Ключевые слова:

Luchino Visconti, James Cain, Paisagem, Ópera

Аннотация

O ensaio pretende acompanhar o cineasta italiano Luchino Visconti no movimento duplo por ele realizado ao filmar Ossessione (1943), uma adaptação livre do romance The postman always rings twice (1934), do escritor norte-americano James Cain. Aí, seu percurso de leitura da realidade social – executado, em boa parte, através de um resgate da historicidade da paisagem que escolhe como cenário para a ação – e seu percurso de leitura do romance – desdobrado, em larga medida, com o auxílio de referências ao repertório operístico – se entrecruzam, e, o que é desvio de um revela-se atalho para o outro.

Библиографические ссылки

BACON, Henry. Visconti: explorations of beauty and decay. Cambridge: Cambridge University Press, 1998.

BENCIVENNI, Alessandro. Luchino Visconti. Firenze: La nuova Italia,1982.

BONDANELLA, Peter. Italian cinema: from neorealism to the present. New York: Continuum, 2008.

CAIN, James Mallahan. O destino bate à porta. São Paulo: Brasiliense, 1984.

DELEUZE, Gilles. Cinema 2: imagem-tempo. Tradução Eloisa de Araújo Ribeiro; revisão filosófica de Renato Janine Ribeiro. São Paulo: Brasiliense, 2007.

DIZIONARIO DELL’OPERA GUSTAV KOBBÉ. A cura di The Earl of Harewood con la collaborazione di Antony Peattie. Milano: Mondadori, 2007.

MICCICHÉ, Lino. Luchino Visconti: um profilo critico. Veneza: Marsilio, 2006.

NOWELL-SMITH, Geoffrey. Luchino Visconti. London: British Film Institute Publishing, 2003.

PIETRANGELO, Antonio. Il postino suona sempre due volte – Garnett: un film polizesco; Visconti: un film umano. Fotogrammi. Roma, v. I, n. 1, p. 7, 10/07/1946.

SOLAROLI, Libero. Lo sciopero di Visconti. Cinema Nuovo. Roma, v. II, n. 14, p. 12, 01/07/1953.

VERDI, Giuseppe. La traviata. Teatro alla Scala Memories, n. 3 – 1956. Milano: Skira, 2010.

VISCONTI, Luchino. Ossessione. Roma: Industrie Cinematografiche Italiane, 1943.

ZIMERMAN, David. Vocabulário contemporâneo de psicanálise. Porto Alegre: Artes Médicas, 2001.

Опубликован

2020-02-17

Выпуск

Раздел

Artigos