Os exercícios da Sequência de Comunicação Visual da FAU USP (1961-1968): fragmentos de uma história em construção

Autores

  • Dora Souza Dias Universidade de São Paulo (USP), Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU)
  • Marcos da Costa Braga Universidade de São Paulo (USP), Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU)

Palavras-chave:

Arte, Arquitetura, Ensino, Comunicação visual, Design gráfico

Resumo

No início dos anos 1960, a Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo, ao reformular seu ensino, acrescentou à matriz curricular as disciplinas Desenho Industrial e Comunicação Visual. A primeira tem registros e já foi objeto de estudo, mas isso não ocorreu até o momento com Comunicação Visual. Buscando o resgate dos exercícios ministrados e da didática empregada nessas disciplinas, entrevistamos ex-professores e ex-alunos e analisamos alguns documentos disponíveis, referentes ao período estudado. Constatamos que os exercícios e as aulas da Sequência de Comunicação Visual proporcionaram o desenvolvimento da capacidade técnica e criativa dos profissionais em formação, de que resultou a inclusão da Comunicação Visual no campo de atuação dos profissionais formados nesse período, com aplicação em projetos de design gráfico de qualquer porte ou ainda em seus projetos de arquitetura e projetos de planejamento urbano.

Biografia do Autor

Dora Souza Dias, Universidade de São Paulo (USP), Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU)

Dora Souza Dias é arquiteta pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo em 2010. Atualmente é mestranda em Design e Arquitetura pela mesma instituição, desenvolvendo pesquisa na linha de História, Teoria e Crítica do Design Visual, com apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo -- FAPESP.

Marcos da Costa Braga, Universidade de São Paulo (USP), Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU)

Marcos da Costa Braga é professor do Departamento de História da Arquitetura e Estética do Projeto da FAU USP, membro do corpo editorial do periódico científico Estudos em Design e do Conselho Editorial da Revista Arcos, da ESDI. É autor de vários artigos sobre história do design no Brasil e do livro ABDI e APDINS RJ.

Downloads

Publicado

2014-06-15

Edição

Seção

Artigos