Tipografia e alteridade: notas sobre edições indígenas

Autores

  • Paula Cristina Pereira Silva Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG), Escola de Design
  • Sérgio Antônio Silva Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG), Escola de Design

Palavras-chave:

Literatura indígena, Cultura do impresso, Design tipográfico

Resumo

Este artigo apresenta a temática dos impressos editoriais indígenas, propondo uma análise dos projetos tipográficos utilizados nessas publicações. O seu corpus consta de livros que se encontram no Acervo Indígena da Universidade Federal de Minas Gerais, ACIND. Na revisão bibliográfica acerca do tema, detemo-nos num trabalho que descreve o processo coletivo de produção editorial em cursos de formação de professores indígenas (LIMA, 2012), e noutro, que trata especificamente de aspectos da tipografia em livros indígenas (DINIZ, 2007). No que diz respeito à tipografia, apontamos algumas questões nos projetos analisados que nos levaram à conclusão de que é importante (por haver demanda) e tecnicamente viável o desenvolvimento de projetos tipográficos específicos para publicações indígenas. Com isso, buscamos traçar caminhos que possam guiar e auxiliar as futuras produções de design tipográfico, a fim de satisfazer a potencial demanda por tipografias indígenas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Paula Cristina Pereira Silva, Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG), Escola de Design

Paula Cristina Pereira Silva é Bacharel em Design de Ambientes pela Universidade do Estado de Minas Gerais em 2010, é estudante de Design Gráfico da Universidade do Estado de Minas Gerais.

Sérgio Antônio Silva, Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG), Escola de Design

Sérgio Antônio Silva é Doutor em Letras: Estudos Literários pela Universidade Federal de Minas Gerais e professor do Programa de Pós-Graduação em Design da Universidade do Estado de Minas Gerais.

Downloads

Publicado

2014-06-15

Edição

Seção

Artigos