Tipografia e alteridade: notas sobre edições indígenas

Autores/as

  • Paula Cristina Pereira Silva Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG), Escola de Design
  • Sérgio Antônio Silva Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG), Escola de Design

Palabras clave:

Literatura indígena, Cultura do impresso, Design tipográfico

Resumen

Este artigo apresenta a temática dos impressos editoriais indígenas, propondo uma análise dos projetos tipográficos utilizados nessas publicações. O seu corpus consta de livros que se encontram no Acervo Indígena da Universidade Federal de Minas Gerais, ACIND. Na revisão bibliográfica acerca do tema, detemo-nos num trabalho que descreve o processo coletivo de produção editorial em cursos de formação de professores indígenas (LIMA, 2012), e noutro, que trata especificamente de aspectos da tipografia em livros indígenas (DINIZ, 2007). No que diz respeito à tipografia, apontamos algumas questões nos projetos analisados que nos levaram à conclusão de que é importante (por haver demanda) e tecnicamente viável o desenvolvimento de projetos tipográficos específicos para publicações indígenas. Com isso, buscamos traçar caminhos que possam guiar e auxiliar as futuras produções de design tipográfico, a fim de satisfazer a potencial demanda por tipografias indígenas.

Biografía del autor/a

Paula Cristina Pereira Silva, Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG), Escola de Design

Paula Cristina Pereira Silva é Bacharel em Design de Ambientes pela Universidade do Estado de Minas Gerais em 2010, é estudante de Design Gráfico da Universidade do Estado de Minas Gerais.

Sérgio Antônio Silva, Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG), Escola de Design

Sérgio Antônio Silva é Doutor em Letras: Estudos Literários pela Universidade Federal de Minas Gerais e professor do Programa de Pós-Graduação em Design da Universidade do Estado de Minas Gerais.

Publicado

2014-06-15

Número

Sección

Artigos